Detran inaugura nova Ciretran em Iúna

Imóvel passou por reformas e foi entregue à população com uma estrutura moderna

Por Estevão Gomes 19/02/2021 - 14:36 hs

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (19), a nova estrutura da unidade do órgão, em Iúna, oferecendo um ambiente mais moderno e passando a disponibilizar sala de provas teóricas digitais no município.

O evento contou com a participação do diretor geral do Detran, Gilvado Vieira, do prefeito Romário Batista Vieira, secretários municipais, vereadores e demais autoridades do município.

O imóvel, onde já funcionava a agência do Detran|ES desde 1998, foi totalmente reformado e foi entregue à população com uma estrutura moderna e equipada com mobiliário novo, seguindo o novo padrão do órgão. O objetivo é melhorar o serviço prestado ao cidadão e dar mais conforto e acessibilidade aos usuários e servidores. A Ciretran continua no mesmo endereço: na Rua Capitão João Inácio de Almeida, s/nº - Centro, Iúna.


Além dos serviços relacionados a Veículos, Habilitação e Infrações, a nova Ciretran contará ainda, a partir de março, com a Sala de Exames Teóricos Digital, que atenderá também aos municípios de Ibatiba, Muniz Freire, Ibitirama e Irupi, o que representa um grande avanço tecnológico na qualidade do atendimento ao cidadão. As novas turmas já estão disponíveis para agendamento e o início das provas está previsto para o dia 02 de março.

Para prevenir a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), serão adotados protocolos como uso da máscara de proteção e distanciamento, com a disponibilização de sete provas diárias, entre 9h e 16h, com duas vagas por horário. O exame teórico no formato digital é feito no computador e o candidato toca na resposta diretamente na tela do monitor. Após responder todas as questões, a correção é automática, e o candidato recebe o resultado após finalizar a prova. É importante salientar que o candidato não precisa ter domínio sobre informática, e que toda a prova é acompanhada por um profissional, para caso de dúvidas quanto à utilização do equipamento.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, ressaltou que a inauguração da nova unidade faz parte das medidas para melhorar o serviço prestado pelo órgão aos moradores dos 78 municípios capixabas. “Estamos modernizando as unidades do Detran em todo o Estado e expandindo a oferta das provas teóricas digitais e dos serviços on-line para levar a tecnologia até o cidadão, proporcionando um serviço mais eficiente e seguro, como parte do programa Detran 100% Digital. Aqui, também entregamos um novo veículo para ficar à disposição dos servidores da agência, que precisam de se deslocar para realizar procedimentos nas agências vinculadas à Ciretran na região”, disse.

Na oportunidade, o diretor geral do Detran|ES também fez a entrega de carteiras de motorista a beneficiários do programa CNH Social que moram em Iúna e Ibitirama.

Também participaram da inauguração da nova Ciretran o prefeito municipal Romário Batista Vieira, o comandante do CPO Serrano, coronel Bariani; o diretor administrativo do Detran|ES Harlen da Silva; o presidente da Câmara de Vereadores de Iúna, Edson Marcio, dentre outras lideranças locais.


Agendamento

Para evitar aglomeração nas unidades e prevenir a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), as Ciretrans e os Postos de Atendimento Veicular (PAVs) em todo o Estado estão funcionando mediante agendamento prévio e obedecendo a todas as medidas de segurança estabelecidas para a saúde dos usuários e servidores.

O cidadão que precisar realizar algum serviço presencial na Ciretran de Iúna deverá acessar o site www.agendamento.es.gov.br e fazer o agendamento on-line, escolhendo a categoria do serviço, a unidade, data e horário.

Após fazer a marcação, o usuário deve se dirigir à Unidade do Detran|ES na data e hora agendadas, sem acompanhante, com máscara de proteção e apresentar o comprovante de agendamento no celular ou impresso, além da documentação necessária para o serviço.



Fonte: Governo do Estado-ES.