Iúna: Secretaria de Assistência Social realiza evento em combate à violência contra os idosos

Ciclo de palestras fazem parte do Junho Violeta, mês de conscientização sobre o tema

Por Estevão Gomes 10/06/2021 - 11:40 hs

Dados do Disque 100 revelam que, só no primeiro semestre deste ano, mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados contra o idoso no país. E para enfrentar esse tipo de violência, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, iniciou no último dia 08 de junho o ciclo de palestras para mobilização da sociedade e para a proteção das pessoas com 60 anos ou mais. 

O evento teve abertura com a presença da Secretária Tuca, que deu início as programações. Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006.

O objetivo da campanha é despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo, em especial neste período.

O Junho Violeta é um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa. É um período de maior reflexão para que juntos possamos vencer este grande mal que vem assolando os idosos, o aumento expressivo do número de denúncias desde o ano de 2020 com o início da crise sanitária.

O tema da primeira palestra foi Política de Assistência Social – O papel do CREAS e as demandas municipais, e tiveram como convidados com para o bate-papo a Equipe do CREAS de Iúna. Participaram a Psicóloga Social - Dhianey Francys Garcia Galdino; Assistente Social CREAS - Gislene Rodrigues Braga; e Assistente Social CRAS - Natália Hubner Pereira de Souza.  

Para acessar o video acesse as redes sociais da Prefeitura de Iúna:

Youtube: https://www.youtube.com/user/prefeituradeiuna

Facebook: https://www.facebook.com/prefeituradeiuna


Ao longo do mês, a secretaria de assistência ainda promoverá essa discussão em  mais 3 encontros e teram como pauta os seguintes temas:


15/06/2021 - 17h

Formas de Violência contra a Pessoa Idosa

Palestrante convidada: Ana Elisa Oliveira Coelho – Advogada/Assessora Jurídica Sec. Mun. de Saúde.


22/06/2021 - 17h

Palestra: O Olhar sobre o Idoso e a família

Palestrante convidada: Equipe do CAMAG – “Lar dos Velhinhos do Caparaó”.


29/06/2021 - 17h

Palestra: Cuidados com a Saúde do Idoso e a Violência Medicamentosa - Palestrante convidada: Marília Machado Silva – Enfermeira Secretaria de Saúde de Iúna/Vigilância Epidemiológica.


Essa violência pode ser denunciada através dos canais do Disque 100, que é o principal canal de comunicação. Além do canal do Disque 100, as denúncias podem ser feitas pelo whatsapp, pelo número (28) 99978-6549 ou (28) 3545-1366 / 3545-4754.


Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Iúna-ES.