Escola de Patrimônio da Penha realiza I Feira Literária

Feira fez parte do projeto “Viajando pela Leitura e Escrita”, desenvolvido ao longo do ano

Por Estevão Gomes 13/12/2019 - 15:27 hs

Os alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Allan Kardec Bitencourt Dias, localizada na comunidade de Patrimônio da Penha, município Divino de São Lourenço, desenvolveu ao longo do ano letivo de 2019 o projeto “Viajando pela Leitura e Escrita”, coordenado pela professora de Língua Portuguesa Vanusa Alves Fernandes da Silva. 

De forma dinâmica e criativa, os alunos produziram textos de diversos gêneros literários: contos, fábulas, crônicas, poesias e cordel, expondo uma visão voltada para o lugar onde vivem mostrando seus costumes, cultura, diversidade, religiosidade, mas principalmente valorizando a sua terra, o seu lugar. 

Dessa forma, objetivou-se estreitar a relação teoria-prática, lançando aos alunos o desafio de adquirir, aprender e apoderar-se do conhecimento amplo e global que a leitura e escrita permitem, possibilitando ao aluno a construção de suas relações diante do mundo, e assim valorizar as linguagens artística e lite-rária.

Sendo assim, cada turma desenvolveu uma parte específica do projeto de acordo com o currículo, reunindo textos para publicação de um livro com os temas trabalhados. 

- 6º ano: “Fábulas, Poesias e Outras Histórias”

- 7º ano: “Há Poesia em Todo Lugar”

- 8º ano: “Cordel do Meu Lugar”,

- 9º ano: “O Lugar Onde eu Vivo”.

 A culminância ocorreu no dia 05 de dezembro com a 1ª Feira Literária, com apresentação de salas temáticas, danças, música e show de talentos.