Iúna ganha obra prima sobre história do município

Novo livro de Matusalém Dias de Moura retrata em detalhes a época entre 1814 a 1930 no "Rio Pardo"

Por Estevão Gomes 28/07/2020 - 11:29 hs

“Subsídio para uma história de Iúna (1814 a 1930) – Fontes Comentadas” é uma das mais preciosas obras primas a retratar a história do nosso município naquele período. O trabalho realizado pelo advogado e escritor Matusalém Dias Moura compila e transcreve informações obtidas em arquivo público, instituto histórico e geográfico, além de contar com uma grande contribuição da Universidade Federal do Espírito Santo, Tribunal de Justiça, Departamento de Imprensa Oficial, Academia Espírito Santense de Letras, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, biblioteca da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, entre outras, enfim, uma garimpagem em busca de informações para produzir uma obra prima, grande contribuição para a cultura e para a história de Iúna. 

Foram mais de quatro anos de peregrinação do autor em busca da informação sobre o nosso querido Rio Pardo, hoje Iúna. A odisseia rendeu um livro de 380 páginas para uma leitura para lá de prazerosa. São histórias intrigantes da política, romances proibidos, emboscadas, intrigas, religiosidade, vida e morte do Tenente Evaristo com repercussão até no Senado Federal e disputa pelos mineiros na invasão do Espírito Santo. Ilustra o livro muitas fotos de pessoas antigas ou mais atuais que prestaram depoimentos para composição da matéria. 

O livro “Subsídio para uma história de Iúna (1814 a 1930) – Fontes Comentadas”, 380 páginas, é uma produção independente do autor, impresso pela Editora Cousa, do Espírito Santo. O valor do exemplar é R$ 100,00.  Os interessados em adquirir o exemplar podem procurar na casa da sua irmã Eliane, na R. Francisco Augusto de Castro - Quilombo, Iúna-ES, 29390-000, ao lado da Igreja Porta Formosa.