Compra direta de alimentos vai atender 100 famílias em Dores

Programa adquire produtos da agricultura familiar do município e fornece alimentação saudável às famílias em situação de vulnerabilidade

Por Estevão Gomes 07/08/2020 - 16:26 hs

A Prefeitura de Dores do Rio Preto, através da Secretaria de Assistência Social,  oficializou na semana passada o projeto “Compra Direta de Alimentos (CDA)”. Estiveram presentes do Prefeito Municipal Cleudenir José (Ninho), a Secretária de Assistência e Ação Social Alessandra da Paz, a Secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social- Cyntia Figueira Grillo, e a presença de agricultores da feira familiar - Suely Moraes. O evento foi realizado no auditório do CRAS. 

De acordo com a Secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social- Cyntia Figueira Grillo, o Projeto “Compra Direta de Alimentos (CDA)” foi idealizado dentro da perspectiva do direito humano à alimentação adequada (DHAA) e do combate à pobreza. Consiste na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar com um perfil socioeconômico específico (como: beneficiários do Programa Bolsa Família, mulheres, assentados de reforma agrária, pescadores artesanais, indígenas, pomeranos, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais), e a doação simultânea dos produtos adquiridos à rede socioassistencial municipal, equipamentos e serviços públicos de Assistência Social, de Segurança Alimentar e Nutricional, de justiça, de segurança pública e de saúde.

A municipalidade vai atender a 100 famílias cadastradas no Cad-Único. Então, os maiores objetivos do projeto são promover a inclusão no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar e garantir alimentação de qualidade com regularidade às famílias em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

Então, uma vez por mês, com a parceria de outros setores, Secretaria de Agricultura, Educação com a nutricionista, Incaper, irá acontecer no CRAS esse encontro com as famílias, configurando uma educação permanente à respeito da alimentação saudável.