Selo garante a irrigantes do Espírito Santo outorga automática do uso da água

Selo garante a irrigantes do Espírito Santo outorga automática do uso da água

O protocolo de intenção para a criação do selo será assinado na abertura da Pinheiros Agroshow, que será realizada no período de 26 a 28 deste mês no Gira Sol Cowntry Club

Um inédito "Selo do Irrigante do Espírito Santo" vai permitir a outorga automática do uso da água aos produtores capixabas, conforme acordo firmado nesta segunda-feira (16) entre as diretorias da Associação dos Irrigantes do Estado do Espírito Santo (Assipes) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH).

O protocolo de intenção para a criação do selo que servirá como Certificação de Irrigante do Estado do Espírito Santo será assinado entre as partes na abertura da Pinheiros Agroshow, que será realizada no período de 26 a 28 deste mês no Gira Sol Cowntry Club.

"Esse protocolo, que é fruto de um trabalho árduo entre Agerh e Assipes, visa a promover a sustentabilidade na cadeia produtiva relacionada à irrigação. Nós, irrigantes, sabemos da necessidade de preservar os recursos naturais e de adotar métodos sustentáveis para garantir a continuidade de nossas atividades, sem comprometer o meio ambiente", disse o presidente da Assipes, Thiago Orletti.

O projeto de Selo de Certificação de Irrigação Sustentável tem como objetivo incentivar os produtores cadastrados na Associação de Irrigantes do Estado do Espírito Santo a adotarem práticas de irrigação sustentáveis.

O selo do irrigante será concedido aos produtores que participarem de certificações sustentáveis reconhecidas, garantindo a conformidade com as boas práticas estabelecidas. Como benefício, esses produtores receberão a renovação automática da outorga emitida pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) durante a vigência do selo do irrigante, prevê o protocolo.

Vice-presidente da Associação dos Irrigantes e presidente do Sindicato Rural de Pinheiros, Erico Orletti enfatiza que a irrigação desempenha "um papel fundamental" na agricultura e na produção de alimentos no Estado, mas ressalta: "É necessário lembrar a importância do uso adequado dos recursos hídricos. Neste sentido, a assinatura do protocolo do selo do irrigante é um importante passo para a conscientização e a promoção de práticas responsáveis".

Thiago, presidente da entidade, diz acreditar que a iniciativa irá beneficiar não apenas os irrigantes, mas a sociedade em geral e o meio ambiente. "Estamos conscientes de nossa responsabilidade e temos o compromisso de contribuir para a construção de um futuro sustentável e próspero para o Estado do Espírito Santo", acrescenta.

Há alguns meses a Assipes e a Agerh vêm realizando ações conjuntas que levaram a esse protocolo de intenção. No mês de junho, por exemplo, técnicos da agência estiveram em Pinheiros reunidos com servidores públicos e representantes do agronegócio para apresentarem os projetos e serviços executados pelo órgão e ministrando capacidade sobre procedimentos de solicitação e emissão de pedidos de outorga para o uso da água e regularização e segurança de barrangens.

Fábio Ahnert, presidente da Agerh, salientou sua crença em que essa troca de conhecimento é "essencial para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas agrícolas".

O Selo do Irrigante, que visa às boas práticas no uso de irrigação no Espírito Santo, vem se somar aos esforços para criação, pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional , do Polo de Agricultura Irrigada da região da Sudene no Espírito Santo, que entra em sua fase final, com a realização de oficina, no dia 25, e visitas técnicas no dia 26. Existe a expectativa de que, juntamente com os técnicos do Departamento de Irrigação do Ministério, esteja em Pinheiros também o secretário nacional de Irrigação, Giuseppe Vieira. 

Diretorias da AGERH e da Assipes tratando da criação do selo de boas práticas no uso de irrigação no Estado. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/