Academia Iunense de Letras lança concurso literário com o tema: “Nosso Rio”

Academia Iunense de Letras lança concurso literário com o tema: “Nosso Rio”

O Presidente da arcádia iunense explica que a escolha do tema "Nosso Rio" surge da preocupação com a diminuição das águas 
A Academia Iunense de Letras está preparando a realização do 4º Concurso Literário, com o tema "Nosso Rio". Para facilitar o trabalho dos participantes, o candidato vai poder escolher escrever poemas livres ou crônicas. Podem participar do concurso: estudantes, regularmente matriculados, do Ensino Fundamental do 5º ao 9º ano e do Ensino Médio; trabalhadores da educação; e demais cidadãos iunenses residentes em Iúna ou não, maiores de 18 anos.

De acordo com a Diretora Cultural da Academia, Ivanete Gomes Silveira, "o projeto do 4º Concurso Literário da AIL emerge da importância da literatura na construção da identidade de um povo e no despertamento de sua sensibilidade ética e estética". Ela enfatiza que, através da literatura, acontecimentos são eternizados, hábitos e costumes de um povo são resgatados e registrados, histórias e poesias são criadas, enternecendo ou excitando a imaginação como um convite a sair-se da acomodação.

Ivanete acrescenta ainda que o concurso literário da AIL, por apresentar temas que primam pelo desenvolvimento do espírito de cidadania, oportuniza aos participantes não só o despertar do gosto pela arte, mas também de sua própria consciência cidadã. "Contribuir para o desenvolvimento humano de nossa sociedade por meio de oportunidades culturais para crianças, jovens e adultos, é a razão maior que justifica esse projeto", conclui.

O Presidente da Academia, José Salotto Sobrinho explica que a escolha do tema "Nosso Rio" surge da preocupação com a diminuição das águas, devido a vários fatores, e o foco deverá ser o rio que banha a cidade, a vila ou a comunidade onde o aluno ou morador reside. "Aos alunos da zona rural residentes em localidades onde não passa nenhum rio, é permitido tomar como referência o córrego".

Salotto explica que para assegurar a motivação dos alunos e sua conexão com o tema para a criação do poema ou crônica, é de extrema importância a atuação dos professores envolvidos como incentivadores, despertando neles diferentes olhares para o rio ou córrego em sua comunidade, tais como: a geografia da nascente à foz; a contribuição socioeconômica para a população ribeirinha e a população do município como um todo; o lugar do rio ou córrego na história da comunidade; a razão do nome do rio ou córrego; os aspectos ecológicos e ambientais inerentes à vida, à saúde e à beleza do rio ou córrego; a consciência cidadã como guardiã das águas.

De acordo com o presidente, o projeto estará circunscrito ao município de Iúna-ES, abrangendo todos os alunos a partir do 5º ano, professores e pedagogos, e demais pessoas da comunidade. Aproximadamente 5.000 alunos das escolas: municipais, estaduais e particulares, além de mais de duzentos professores estarão envolvidos no projeto. Os trabalhos deverão ser encaminhados à Academia Iunense de Letras, até as 17 horas do dia 21 de junho de 2024, pelo correio ou in loco.

O regulamento completo do 4º Concurso Literário está publicado no portal A Notícia do Caparaó: anoticiadocaparao.com.br. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/