Associação anunciou vencedores da 6ª Mostra de Cafés Especiais de Guaçuí
O evento aconteceu na última sexta-feira (24), no salão do Centro de Convivência da Terceira Idade, e foram avaliados nove lotes de cafés especiais
A Associação dos Produtores Rurais Unidos de Guaçuí (Aprug) realizou, na última sexta-feira (24), a 6ª Mostra de Cafés Especiais de Guaçuí, no salão do Centro de Convivência da Terceira Idade. O evento contou com o apoio do Incaper, Sebrae, Prefeitura e Sicredi, entre outros parceiros. Além do anúncio dos melhores cafés especiais do município, também houve Roda de Conversa, apresentação e degustação dos cafés.
Foram avaliados nove lotes de cafés especiais. Segundo a Aprug, sete deles pertenciam a produtores que já possuem um trabalho com esse tipo de café e, entre eles, três já têm marca própria de comercialização. Os outros dois lotes eram de novos produtores de cafés especiais, mas já vinham, há algum tempo, buscando desenvolver esse trabalho.
A associação ressalta que Guaçuí está dentro da região do Caparaó Capixaba, o que indica a possibilidade de possuir excelentes cafés. Enfatizando que "o café produzido na região do Caparaó é complexo e diverso, naturalmente doce, de aromas, fragrâncias e sabores variados".
Conversa
Na abertura da 6ª Mostra de Cafés Especiais de Guaçuí, estavam presentes a representante da Aprug, Tania Salgado Gravel, a coordenadora do escritório local do Incaper, Ana Paula Pereira de Castro, o coordenador do projeto Cafeicultura Sustentável do Incaper, Maxwel Assis, o coordenador do Sebrae/ES, Renato Machado, o prefeito em exercício de Guaçuí, Paulo Cesar Antunes Filho, o secretário municipal de Agricultura, Julinho Tererê, o vereador Carlos Lomeu e o assessor parlamentar do deputado federal Evair de Melo, Robinho Tristão.
Antes do anúncio dos vencedores da Mostra, o evento contou com uma roda de conversa com o produtor Clayton Barrossa, sobre "Sustentabilidade com qualidade". Ele foi um dos pioneiros em produzir café especial na montanhas do Caparaó Capixaba.
Em seguida foram apresentados os cafés participantes da Mostra que foram avaliados com base em critérios técnicos, como fragrância, aroma, corpo e acidez. Os avaliadores foram representados pelo coordenador do Cecafes, do Incaper, Douglas Gonzaga.
Vencedores
Depois os presentes foram convidados a degustar os cafés que estavam em nove garrafas, cada uma com o café de um dos lotes participantes. Foram apresentadas para a Mostra, 13 lotes de cafés. Desses, quatro foram desclassificados e outros nove foram avaliados, sendo anunciados do 1º ao 9º colocado. Veja abaixo a relação.
6ª Mostra de Cafés Especiais de Guaçuí
1º - Rose Mary Guimarães Polido (87,54 pontos)
2º - Udson Furtado Ferreira (86,50 pontos)
3º - Angélica dos Passos Barbosa (86,13 pontos)
4º - Edimar Montoni Ferreira (85,92 pontos)
5º - Estevão Zanini Batista (84,75 pontos)
6º - Eunice de Almeida da Silva (84,50 pontos)
7º - Ana Luiza de Assis Faria (84,29 pontos)
8º - Julimar Furtado Ferreira (84,25 pontos)
9º - Reinaldo Cassiano Azevedo (80,25 pontos)
Comentários: