Capixabas conquistam medalhas no Campeonato Pan-Americano de Downhill

Capixabas conquistam medalhas no Campeonato Pan-Americano de Downhill

Matteus Freitas, de Iúna, foi campeão e Nara Faria, de Dores do Rio Preto, conquistou o bronze na maior competição de downhill das Américas

Matteus Freitas e Nara Faria.
Dois moradores da região do Caparaó conseguiram um feito memorável no último final de semana: subiram ao podium em uma competição esportiva panamericana. O esporte em questão é o downhill, modalidade de mountain bike que consiste em descer uma pista de obstáculos com o menor tempo possível.

O Campeonato Pan-Americano de Downhill 2021, maior competição do esporte nas américas, aconteceu em Villa Paiva, município de Sapiranga, no Rio Grande do Sul. O evento contou com a participação de 300 pilotos de diversos países.

A veterana Nara Faria, de Dores do Rio Preto, finalizou a prova com a terceira melhor classificação entre as mulheres, conquistando o bronze na categoria Elite Feminino. Já o iunense Matteus Freitas de Lima, 24 anos, conquistou o ouro na categoria Sub 30. 

O morro Ferrabraz, em Villa Paiva, é referência em esportes radicais em todo o Brasil nas modalidades de voo livre e downhill. O local foi palco de uma incrível festa, onde os pilotos voaram no barro ladeira abaixo e o público conseguiu sentir de perto a adrenalina e a emoção de uma grande competição, com grandes pilotos.

A pista é longa e extremamente técnica. Os pilotos ainda tiveram o clima como fator decisivo: as chuvas da semana anterior deixaram o percurso com muita lama, raízes escorregadias, pedras lisas e saltos difíceis de transpassar.

O evento iniciou na quinta feira 23/09 com treinos livres e se estendeu até o domingo 26/09, quando aconteceu a grande final. 

Ao chegar em Iúna com a medalha de campeão pan- americano, Matteus foi ovacionado na cidade e desfilou em cima de caminhão do corpo de bombeiros. Ele ainda recebeu uma moção de aplausos na Câmara Municipal.

Praticante de downhill desde 2014, Matteus é bicampeão estadual, campeão da Zona da Mata em Minas Gerais e vice-campeão brasileiro. Além de esportista, ele organiza competições no município. Em maio de 2022, ele vai fazer parte da organização de uma prova de ranking nacional em Iúna e, em novembro, etapa única do campeonato estadual. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 15 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado