Ciclo do Saber – Turismo reuniu mais de 250 pessoas em Iúna, no Caparaó Capixaba

Ciclo do Saber – Turismo reuniu mais de 250 pessoas em Iúna, no Caparaó Capixaba

O evento vai acontecer em nove cidades do Estado e busca inspirar a comunidade e profissionais sobre adoção de práticas que impulsionem o turismo  

Foto Pref. de Iùna
Mais de 250 pessoas participaram

Iúna, na região do Caparaó Capixaba, sediou, na quarta-feira (24), a 1ª edição do Ciclo do Saber – Turismo. O evento é uma realização do Senac-ES e Fecomércio-ES, em conjunto com parceiros ligados ao segmento na região, e recebeu mais de 250 pessoas interessadas em contribuir e promover o turismo sustentável.

Essa edição da iniciativa aconteceu no Sítio Toinzé, em Iúna, e o evento está programado para ocorrer em nove cidades do Estado. O objetivo é buscar inspirar a comunidade e os profissionais do setor a adotarem práticas que impulsionem o desenvolvimento econômico, social e ambiental de cada localidade.

O gerente de Educação Profissional do Senac-ES, Bruno Emílio Pereira, destacou a relevância da iniciativa, fruto de parcerias, para o desenvolvimento no território. "O Ciclo do Saber - Turismo vai percorrer todas as regiões turísticas do Estado", destacou. "O Sistema Fecomércio-ES atua para que esse setor seja fortalecido e colabore cada vez mais com o impulsionamento econômico na área", completou.

Pactos para novos trabalhos

A realização do Ciclo do Saber é do Senac-ES e a Fecomércio-ES, com o apoio do Sebrae-ES, Consórcio Caparaó, Câmara Empresarial do Turismo do Espírito Santo e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

Grupo de Sopro de Irupi

A diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Caparaó Capixaba – Consórcio Caparaó, Dalva Ringuier, disse que o Ciclo do Saber é uma novidade para o segmento e trouxe uma possibilidade de formar pactos para novos trabalhos. "A iniciativa trouxe a possibilidade de formar pactos para novos trabalhos, cursos e formas de tornar a região em um território ainda mais voltado para o turismo", disse. "Com esse evento, vamos poder traçar linhas de ação, tanto para melhorar o que já temos, quanto para sanar gargalos", acrescentou.

Já a subsecretária de Infraestrutura e Planejamento de Estado de Turismo, Flávia Cysne, destacou ações que estão sendo desenvolvidas na Secretaria de Estado do Turismo. "Nós estamos com várias ações acontecendo aqui na região, como o 'Bem receber o Turista', em parceria com o Senac-ES", pontuou. "Vamos executar o Projeta Turismo, para levantar dados e monitorar as atividades relacionadas ao turismo e os turistas aqui no Espírito Santo", complementou.

Chef Nagem Antônio Abikahir

Cultura e Gastronomia

Durante o evento, aconteceram apresentações culturais de municípios envolvidos. Entre essas, esteve a Orquestra de Violões, de Iúna, composta por alunos do curso técnico de Publicidade e Vendas da Escola Estadual de Tempo Integral Henrique Coutinho. E também o Grupo de Sopro do Projeto de Música de Irupi.

Além da presença de artesãos da região e de uma aula show de gastronomia com o chef Nagem Antônio Abikahir, de Iúna. Ele apresentou o prato de moqueca de tilápia, com banana da terra e pirão de milho verde, utilizando produtos típicos produzidos na região do Caparaó Capixaba.

O evento contou com a presença, ainda, da gerente Interina da Unidade de Educação Profissional do Senac, em Cachoeiro de Itapemirim, Fabiula Uggeri, e da analista de Desenvolvimento do Sebrae-ES, Fabiele de Paula. Além de prefeitos, secretários municipais, vereadores, empresários e empreendedores 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/