Conselho Municipal de Assistência Social de Muniz Freire promove 13ª conferência Municipal de Assistência Social

Conselho Municipal de Assistência Social de Muniz Freire promove 13ª conferência Municipal de Assistência Social

O objetivo é avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em Muniz Freire, nos próximos dois anos 

O Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Prefeitura Municipal de Muniz Freire, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou no último dia 07 de julho, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento, que aconteceu no auditório da APAE, teve por objetivo avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em Muniz Freire, nos próximos dois anos.

Com o tema "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos", a conferência reuniu usuários, trabalhadores do SUAS, representantes das Organizações da Sociedade Civil e autoridades locais.

Estiveram presentes no evento o Prefeito, Dito Silva, a Secretária Municipal de Assistência, Trabalho e Desenvolvimento Social, Gesiara Gabriela da Silva, que também preside o Conselho Municipal de Assistência Social; o Chefe de Gabinete, Elmo Rocha; o vereador Edmar Pereira Chaves (Guri), representando a Câmara dos Vereadores, a presidente da APAE, Rosalina Carneiro Lucio, a presidente da AACAM Juliana Santolin de Oliveira, a Assistente Social da Prefeitura Municipal de Cariacica, Penha Cristina de Souza Nascimento, que abordou o tema da Conferência.

De acordo com o Prefeito Dito Silva, a conferência é de extrema importância para a definição das ações que serão implementadas pelo Município. "Nossa gestão é social, com foco nas pessoas, principalmente naquelas que precisam de um olhar mais atencioso do poder público. Vocês podem ter certeza que o que for definido aqui, com a participação da sociedade, é o que faremos de tudo para implementar no município", afirmou o prefeito.

"Na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, foram indicadas propostas para o Município executar, conseguimos implementar grande parte das propostas discutidas na ocasião, e agora espero que possamos fazer e conquistar ainda mais", ressaltou a Secretária Gesiara Gabriela da Silva."

Durante o evento, destaque para duas apresentações culturais que encantaram a todos. A primeira, pela manhã, realizada pelo o grupo do SCFV executado em parceria com a APAE. Já durante a tarde, se apresentou o grupo do Viver Alegre, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Além das deliberações aprovadas pela a Plenária Final da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, foram eleitos os delegados que irão representar o município na 15 ª Conferência Estadual de Assistência Social. Os eleitos foram: Edinilson de Aguiar Fontes, Gesiara Gabriela da Silva e Marcela Vitorio Fernandes (Delegados do Poder Público) e os eleitos como delegados da Sociedade Civil: Maria da Glória Vieira Finotti (Usuária do SCFV/Proteção Social Básica); Ivonete dos Santos Finoite (Representante de Entidade Socioassistencial), Sirlene Baptista Almeida (Trabalhador do SUAS).

Debates:

No período da tarde, os participantes da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, debateram os cinco eixos temáticos, sendo eles:
I. FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país;
II. CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
III. ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS?
IV. SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS;
V. BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Após os debates em grupo, foi realizada a votação de propostas, baseadas nos cinco eixos debatidos, que serão encaminhadas para a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social que acontecerá no período de 04 a 06 de outubro de 2023.

Fonte: Prefeitura de Muniz Freire. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/