Iúna realiza encontro com alunos e professores em comemoração ao Dia Internacional das Florestas e da Água

Iúna realiza encontro com alunos e professores em comemoração ao Dia Internacional das Florestas e da Água

Durante o evento foi realizado sorteios de  mudas de ipê e distribuição de sementes de Pau-brasil

 Em comemoração ao Dia Internacional das Florestas (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março) a Secretaria de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Turismo de Iúna realizou nesta terça-feira (21) um encontro com estudantes abordando a importância e maneiras para a conservação ambiental.

Os participantes, entre alunos da EEEFM Henrique Coutinho, usuários da APAE e convidados, contaram com as seguintes palestras: "Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos na Prevenção de Desastres Ambientais" (Coord. do curso de Engenharia Ambiental do IFES/Ibatiba Prof. Benvindo Sirtoli Gardiman Junior e estudantes de Engenharia Ambiental do IFES/Ibatiba Laysa Melyssa Miranda Rodrigues, Aline Rodrigues da Silveira e Matheus Henrique da Silva); "Produção de Água em Propriedades Rurais" (Engenheiro Agrônomo do Incaper Túlio Luís Borges de Lima; "Experiência na Conservação Ambiental e Seus Desafios" (Prof. da APAE/Iúna Wagner Ornelas Dias); e "Ipê-verde"(Diretora de Meio Ambiente e Proteção Ambiental Lóris Teixeira Simoura Gardiman).

O Prefeito de Iúna Romário Batista Vieira também participou do evento e reforça a importância da preservação ambiental "Vamos cuidar das nossas matas. Cuidando das nossas matas, estamos cuidando das nossas águas, e nossas águas serão vida para as próximas gerações."

Para o Engenheiro Túlio é possível produzir água em propriedades rurais e completa "A Água é uma questão urgente hoje no planeta. Trouxemos para esse evento experiências de conservação do solo e sistemas alternativos para produção de água. O tratamento de esgoto pode ser uma alternativa de produção de água. A natureza está em todos nós, ao nosso redor e no cosmos."

Os três alunos do Campus IFES/Ibatiba apresentaram o estudo hidrográfico que realizaram em uma bacia hidrográfica de Ibatiba, com intuito de chegar a uma vasão de projeto que é utilizada para construção de dispositivos de drenagem, como pontes e bocas de lobo. Laysa Melyssa completa dizendo "Com esse estudo temos o intuito de ajudar o município na prevenção desses desastres, pois vamos fazer o estudo de toda a bacia. Além de auxiliar nas políticas públicas, como por exemplo, na preservação das áreas permanentes (APPs) e em topos de morros. Auxiliando assim em algumas medidas, como por exemplo, sistemas agroflorestais e recomposição da mata auxiliar."

A APAE de Iúna é uma grande aliada da natureza, juntamente com seus usuários, é feito o reflorestamento com plantios de mudas há muitos anos no município. O representante da instituição, Wagner Ornelas Dias, "Essa semana é uma semana marcante para nós da APAE de Iúna que abraça o meio ambiente. Hoje estamos falando das nossas práticas adotadas dentro da APAE de Iúna, que já têm 12 anos e que elevou o patamar do meio ambiente aqui na cidade de Iúna."

Durante o evento foi realizado o sorteio de várias mudas de ipê e distribuição de sementes de Pau-brasil, uma árvore nativa brasileira que faz parte da história nacional desde a primeira colonização indígena antes da chegada de Pedro Álvares Cabral.

Lóris Gardiman finalizou o evento dizendo "Hoje estamos fazendo uma educação ambiental com os alunos da rede municipal e estamos proporcionando uma palestra riquíssima para eles. O município de Iúna e a Secretaria de Meio Ambiente estão fazendo um esforço e se dedicando muito para passar o máximo de informações para eles para que seja mais prática a vida deles em prol da floresta e da água."

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 16 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/