Dores do Rio Preto realiza sessão solene de homenagens

Dores do Rio Preto realiza sessão solene de homenagens

Solenidade da Prefeitura Municipal premiou pessoas pelos relevantes serviços prestados

Foi uma noite de muita emoção e alegria a solenidade da primeira Entrega de Títulos Honoríficos e Condecorações feitas pelo Poder Executivo do município de Dores do Rio Preto. O evento aconteceu na sexta-feira dia 30, com a presença de personalidades importantes do município e da cidade de Guaçuí. Foram feitas várias homenagens a pessoas do município e de Guaçuí pelos relevantes serviços prestados à população. Participaram do evento, o prefeito municipal Cleudenir José de Carvalho Neto (Ninho), a primeira dama Alessandra da Paz, vereadores, secretários municipais e demais autoridades.

O prefeito do município, Cleudenir José de Carvalho Neto (Ninho), explicou que só a câmara detinha o direito de prestar homenagens. Mas, com um projeto de lei aprovado recentemente, ficou instituído para o mês de setembro, período em que o executivo prestará homenagens anualmente.

"Tomei essa iniciativa de apresentar esse projeto à Câmara, porque temos funcionários e cidadãos que prestam serviços ao município com extrema dedicação e por isso, devemos homenageá-los como forma de gratidão. Esse projeto não atrapalha em nada a Câmara nas homenagens de títulos de cidadão que presta todo ano. São coisas distintas", frisou.


Comenda "Serafim Zini": Dalva Vieira de Souza Ringuier


Homenageada: Dalva Ringuier.

Chegou ao Município de Dores do Rio Preto em 1995 para realizar uma reunião sobre meio ambiente, na ocasião era Diretora de Educação Ambiental da Secretária de Estado para Assuntos do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo. Dessa visita surge o Fórum Pró-Caparaó, onde reuniu sete Municípios do entorno do Parque Nacional do Caparaó mais entidades governamentais e não governamentais, começava nesse evento a criação da portaria do parque pelo lado capixaba, começa ali, nesse evento, os primeiros passos do Turismo de Dores do Rio Preto.

A abertura da Portaria do Parque na Forquilha do Rio, distrito de Pedra Menina, aconteceu no dia 22 de setembro de 1998; Daí em diante surgiram: Criação e Implantação do projeto "cama e café" também no ano de 1998 para atender os turistas que ansiavam em subir o Pico da Bandeira; Ideia para a Estrada Parque por meio do Consórcio Caparaó; Diversas Capacitações na área de turismo por meio do Consórcio Caparaó; Responsável pela elaboração do Inventário Turístico da Região do Caparaó; Responsável pelo reconhecimento e criação do nome Região do Caparaó Capixaba; Inclusão do Município de Dores do Rio Preto no Programa de Municipalização do Turismo – PNMT, na EMBRATUR, onde o Município recebeu o selo e o brasão de Município Turístico (o selo e o brasão encontram-se na secretaria de turismo de Dores do Rio Preto).

Enfim, são inúmeras contribuições da senhora Dalva Ringuier para com o Turismo de Dores do Rio Preto e toda a região do Caparaó. 


Familiar de Serafin Zini.


Serafim Zini - Sempre lembrado por sua contribuição ímpar no legislativo municipal de Guaçuí, tendo proposto a lei de emancipação política do Município de Dores do Rio Preto em agosto de 1963. 


Troféu Márcio Henrique Chagas



Sempre estará na memória do município, pela sua atuação como empreendedor de destaque, servindo de exemplo para aqueles que vieram após ele.


 Comenda "Clementino Pereira Pinto": Antônio Félix Madeira "Nobre"


Homenageado: Nobre.


Destaque para o servidor Antônio Félix Madeira "Nobre", natural de Airituba, Município de São José do Calçado. Nobre veio para o Município de Dores do Rio Preto, pois sua ex esposa escolheu "cadeira" na escola do distrito de Mundo Novo. Mesmo após o divórcio, Antônio Félix permaneceu conosco e constituiu nova família.

Sua carreira como servidor da Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto se iniciou em 1986 na administração do então prefeito Sr. Carlos Zini. Por razão de sua contratação ter sido realizada anterior ao ano de 1988, ano da publicação da atual Constituição do nosso país, Antônio Félix Madeira foi estabilizado como servidor efetivo. Nos primeiros anos como servidor desempenhou diversas funções no próprio distrito de Mundo Novo: "Não importa a função, devemos sempre fazer o nosso melhor", ressalta Nobre. Algum tempo depois foi transferido para o almoxarifado central na sede do Município.

Antônio Félix Madeira se aposentou aos doze dias do mês de maio do ano de 2021. Contabilizando um total de 35 anos de dedicação e servidão pública. Seu amor pela sua profissão é tão grande, que não aguentou ficou muito tempo longe, e mesmo após conquistar a "sonhada" aposentadoria, voltou às atividades como servidor Municipal. 

Familiar de Clementino.


Clementino Pereira Pinto - A comenda Clementino carrega este nome em virtude da experiência do servidor efetivo mais antigo do município, como exemplo de legado aos que trabalham para o desenvolvimento de Dores do Rio Preto. 


Comenda de Honra ao Mérito: Hospital Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí



Em 17/07/1941, o Venerável Mestre Honório Alves Júnior, comunica aos presentes a construção da Casa de Saúde no Município, que alguns cômodos seriam construídos em anexo para também atender pessoas carentes, concitando os irmãos Maçons a ajudarem nas medidas de suas possibilidades para este fim.

Finalmente em outubro de 1942 é inaugurada a Casa de Saúde "Getúlio Vargas", além de realizar o atendimento dos seus munícipes, também realizava o atendimento dos pacientes dos municípios vizinhos.

Objetivando manter os atendimentos no município e na região, no dia 25/02/1951 foi realizada uma reunião da Câmara Municipal (já Município) de Guaçuí, convocada pelo então prefeito José Henrique Cortat, onde explicava aos cotistas do hospital na possibilidade em transformá-lo em Santa Casa de Misericórdia, por intermédio do Poder Público Estadual, através do Governador do Espírito Santo na época Dr. Jones dos Santos Neves.

Podemos observar a importância, a relevância e o empenho da Loja Maçônica quanto a construção da Santa Casa, deixamos aqui uma menção honrosa pelos esforços se concretizasse. Deixamos outra menção honrosa para o idealizador do projeto, o médico Dr. João Adão de Azevedo, que buscou apoio de outras pessoas influentes para que o projeto se concretizasse. E assim aconteceu.


Comenda "Waldemiro Azevedo": Manoel Protázio de Abreu


Homenageado: Manoel Protázio.


Aos 23 dias do mês de junho de 1955, nasce na própria Forquilha do Rio, Manoel Protázio de Abreu, nos anos 1970 a família inicia, então, os investimentos na lavoura de café.

Manoel Protázio de Abreu constituiu família, na própria comunidade, casou-se com Joana Protázio de Abreu e tiveram 4 filhos. Fábio Protázio Abreu que se casou com Hélia; Flávio Protázio Abreu (Kaká) que se casou com Maura; Joelma Protázio Abreu que se casou com Ednaldo e Gabriel Protázio Abreu.

Em 1994, após o falecimento de seu pai, nosso homenageado assume integralmente as responsabilidades das terras e negócios da família.

Em 1998 com a abertura da Portaria do Parque Nacional do Caparaó, surge na região o programa "cama e café" Funciona assim: o visitante se hospeda na casa de um morador local, que será seu anfitrião, tudo de forma bem simples. Senhor Manoel e Dona Joana aderiram ao programa "cama e café" para auxiliar ao turista que desejava se aventurar na subida ao Pico da Bandeira.

Para o homenageado o divisor de águas no reconhecimento e valorização do produto café especial, produzido pela família dele, foi o apoio e incentivo do Incaper e principalmente a participação em um concurso na cidade de Muriaé, no ano de 2013 a família conquistou o primeiro lugar e no ano de 2014 conquistou o segundo lugar.

A partir daí a família está sempre presente nos pódios dos concursos de cafés especiais, seja representada por seus filhos ou por seu genro, a família do senhor Manoel tem orgulho de estampar o nome de sua comunidade, de seu Município por onde passa! 


Familiar de Waldemiro.


Waldemiro Azevedo - Importante na história do Município por ser o primeiro prefeito nomeado pelo governador em 1964 e eleito para o mandato de 1971 a 1973 pela desenvoltura à frente do executivo municipal.


Comenda de Honra ao Mérito: Sicoob Credisudeste


Dentro do projeto de expansão do antigo Sicoob Credivap, foi inaugurada aos quinze dias do mês de dezembro de 1998 a agência de Dores Do Rio Preto. Na época uma agência modesta, mas funcional, que teve como objetivo estar próximo do associado garantindo um atendimento diferenciado, personalizado e humanizado.

O primeiro ponto de atendimento do Sicoob em Dores do Rio Preto foi na rua central perto do Bar do "João Magro", com o crescimento da cooperativa houve a necessidade de uma nova estruturação, mudando para a parte superior (ao lado da igreja católica) onde a agência está atualmente.

Em 2013, visando o crescimento e fortalecimento, a cooperativa passou também por uma adequação estrutural, foi realizado a fusão com a Cooperativa de Muriaé, antiga Credimur, passando então se chamar Sicoob Credisudeste.

No dia 20 de março de 2020, por demanda da comunidade, administração pública e também pelo desejo do Sicoob Credisudeste de voltar as suas origens abriu-se a Agência Pedra Menina, região aonde começou toda a história da Cooperativa.

Hoje o Sicoob Credisudeste atua em 03 estados, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, 21 municípios com 27 agencias, sendo 26 físicas e 1 digital, com 350 funcionários e 30.000 associados ativos.


Comenda de Honra ao Mérito: Ralph Silveira Cassini



A jornada desse homenageado começa na cidade de Guaçuí, aos dez dias do mês de junho de 1995 dia do seu nascimento. Ralph é o Terceiro filho de Quatro irmãos. Filho de Eunice Silveira e Roberto Carlos Cassini. Enquanto ainda muito novo, os pais de Ralph se separaram. Ralph foi morar com a mãe e os 3 irmãos no distrito de Pedro de Rates.

Aos 16 anos ingressou no Ensino Médio, na Escola Estadual Pedro de Alcântara Galvêas, localizada na sede do Município de Dores do Rio Preto. A partir desse momento, Ralph nunca mais saiu do Município de Dores do Rio Preto e sempre lutou suas batalhas aqui.

Trabalhando como representante de vendas, o fogo em ter o próprio negócio crescia e ardia cada vez mais, incendiava no homenageado. Hoje ele e a esposa contam com um mercado matriz na sede do município e uma filial no distrito de Mundo Novo.

Ralph Silveira Cassini é mais um dos milhares de brasileiros que emergiram de uma origem humilde, da linha da pobreza e lutou, não desistiu e se ergueu na vida por meio da meritocracia. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 13 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/