Por Estevão Saloto em Domingo, 20 Março 2022
Categoria: Cidades

Em uma mega operação, bombeiros fazem salvamento na região do Caparaó (vídeo)

Vítima se acidentou em lugar de difícil acesso na localidade de Rio Claro, Iúna-ES, e necessitou de helicóptero para remoção até o hospital 

Um acidente de queda de nível no Poço das Antas - Rio Claro, município de Iúna, levou o Corpo de Bombeiros e a equipe do Samu de Irupi a uma operação digna de cenas de cinema. O resgate feito nessa sexta-feira (19/03) com a presente da aeronave "NOTAER" mostrou toda a eficiência das corporações no salvamento da vítima.

O Corpo de Bombeiros contou com a ajuda de guias de turismo residentes na localidade, que conhecem bem a região. Segundo os bombeiros, foi necessário o apoio desses populares tanto para o deslocamento (carro 4x4) tanto para o direcionamento da equipe ao local.

As informações que se tinha a essa hora, aproximadamente 15h, eram de que um homem de aproximadamente 1,70m e 60kg havia caído no local de difícil acesso. Quando os bombeiros chegaram ao local, a equipe do Samu já havia conseguido chegar até a vítima e informado que ele estava lúcido, orientado, estável. De acordo com a ocorrência, ele apresentava uma fratura de bacia e fêmur, e necessitava de remoção aérea para não agravar a lesão, por se tratar de uma trilha íngreme de difícil acesso.

O Corpo de Bombeiros, em contato com o CIODES metropolitano, solicitou o apoio do NOTAER, que informado sobre a situação da vítima e as coordenadas da localização, enviou o piloto, major bombeiro militar Almonfrey, que conseguiu chegar ao local.

Quando os bombeiros chegaram ao local do fato, o paciente já estava imobilizado pelo SAMU em prancha longa. O paciente foi colocado na maca SKED, preparado para o transporte aéreo. Com muito esforço, foi levado até um local aberto onde a aeronave pudesse realizar o resgate. O NOTAER, através de cordas, içou o paciente, levando até a um campo de futebol nas proximidades. O SAMU se encarregou do encaminhamento até a Santa Casa de Misericórdia em Cachoeiro de Itapemirim.

A vítima, é Raphael Desteffani Ramiro, 31 anos, da cidade de Castelo-ES. Confira o vídeo do momento do resgate (fotos e vídeos fornecidos pelo Corpo de Bombeiros).

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário