Por Marcos Freire em Terça, 29 Abril 2025
Categoria: Cidades

Estudo busca aprimorar atendimento de pessoas com deficiência intelectual em Dores

O estudo visa mapear, com precisão, se o atendimento deverá acontecer na Apae ou pela rede pública de saúde, por meio de programa especializado de reabilitação  

Um estudo está sendo realizado pela Prefeitura de Dores do Rio Preto, por meio de seus técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, para aprimorar o atendimento a pessoas com deficiência intelectual e autismo. O objetivo, segundo informações do município, é avançar na construção de um política pública mais justa, humana e eficiente.

De acordo a Prefeitura, está sendo desenvolvido um estudo detalhado, com base em dados e escuta qualificada. A finalidade principal é aprimorar o atendimento oferecido, por meio do Programa Especializado de Reabilitação para pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo (Serdia). Este programa funciona, no município, desde o ano passado.

O estudo que vem sendo realizado busca um melhor entendimento, com mais profundidade, da realidade de cada pessoa atendida. Conforme entendem os profissionais envolvidos, esse entendimento se faz necessário, porque a história de cada pessoa atendida é única. Logo, cada cuidado precisa ser individualizado. Além disso, a Prefeitura destaca que o mapeamento que está sendo feito é um olhar atento e responsável, para buscar o atendimento que cada cidadão e cidadã merece receber.

Apae ou Serdia

Então, com o levantamento concluído, os profissionais envolvidos poderão identificar, com maior precisão, se o atendimento deverá acontecer, em Dores do Rio Preto, por meio da Apae – referência nacional em saúde mental que possui parceria com o município – ou pela rede pública de saúde, por intermédio do Serdia. A finalidade é garantir, sempre, o acesso e a continuidade do atendimento.

A Prefeitura destaca o levantamento como uma etapa importante para o fortalecimento do compromisso do município com a saúde e a inclusão. Processo que passa por planejamento e investimento em políticas públicas que façam diferença na vida das pessoas. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário