Instalada comissão na Ales que emitirá parecer sobre prisão de Assumção

Instalada comissão na Ales que emitirá parecer sobre prisão de Assumção

Colegiado deve se manifestar em até 72 horas sobre manutenção ou revogação da prisão; medida consta em ato do presidente Marcelo Santos 

Foto Mara Lima

 Foi instalada, no início da tarde desta segunda-feira (4), a comissão especial formada na Assembleia Legislativa (Ales) para analisar a prisão preventiva do deputado Capitão Assumção (PL). O colegiado terá até 72 horas para emitir parecer prévio sobre a manutenção ou revogação da medida tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada, conforme ato do presidente Marcelo Santos (Podemos), com o rito procedimental para análise do caso na Ales. Assumção está preso desde a última quarta-feira (28).

A Comissão tem como presidente do deputado Lucas Scaramussa (Podemos). Ele coloca que será avaliado todo procedimento que se encontra em sigilo de Justiça, "com ética e retidão". "Então, com ética, com retidão, com profissionalismo, com isenção, nós vamos tratar desse caso, da forma mais rápida possível, com a maior competência e clareza possível para o povo capixaba e para todo o país", afirmou o presidente do colegiado.

Uma sessão deverá ser convocada para deliberar e oferecer parecer prévio sobre o relaxamento ou manutenção da prisão preventiva do parlamentar. De acordo com o Ato 1/2024, após a leitura do parecer do colegiado, será facultada a fala ao advogado do deputado Capitão Assumção. Após isso, o parecer do relator será votado pela comissão especial.

O passo seguinte consiste na decisão do Plenário, por meio de voto nominal e aberto. "A prisão só será mantida se houver manifestação nesse sentido pela maioria absoluta da Ales (16 votos)", determina o ato. Poderão encaminhar a votação os líderes dos blocos parlamentares e dos partidos que não integram os blocos. O resultado da votação deverá ser comunicado oficialmente ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que as medidas estabelecidas sejam tomadas.

Além de Scaramussa, a comissão especial conta também, como membros efetivos, com os deputados Mazinho dos Anjos (PSDB), Dary Pagung (PSB), Hudson Leal (Republicanos), Coronel Weliton (PRD), Vandinho Leite (PSDB) e Delegado Danilo Bahiense (PL). São suplentes, Tyago Hoffman (PSB), Janete de Sá (PSB), Lucas Polese (PL), Raquel Lessa (PP), Callegari (PL), Alexandre Xambinho (Podemos) e Denninho Silva (União).

Entenda o caso

Na última quarta-feira (28), à noite, o deputado estadual Capitão Assumção foi preso em cumprimento a mandado expedido pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, por descumprimento de medidas judiciais. No dia seguinte, o STF comunicou oficialmente a Assembleia sobre a prisão, informando que caberia ao Legislativo estadual decidir sobre o caso.

A Procuradoria-Geral da Casa foi, então, convocada a instruir o rito, uma vez que não há previsão nesse sentido no Regimento Interno. As regras constam nos atos do presidente da Ales publicados no Diário do Poder Legislativo desta segunda-feira. 

*Com informações da Ales

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado