Iúna: Encontro aborda a importância dos cuidados especiais com pessoas autistas

Iúna: Encontro aborda a importância dos cuidados especiais com pessoas autistas

 O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado no dia 02 de abril

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, juntamente com o CRAS, CREAS, CadÚnico e o programa Criança Feliz, realizou um encontro com pais de autistas do município de Iúna para um momento de conversa e entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

O encontro contou com a participação do psicólogo especialista em autismo e em análise do comportamento aplicado Gustavo Aguiar, onde explicou os níveis de autismo, os cuidados necessários em todas as fases, a dedicação dos cuidadores e pais, os tipos de tratamentos e os métodos existentes para o controle de crises, como por exemplo abafador de ruídos, cobertor ponderado, tênis sensoriais e cartões de tarefas.

O psicólogo citou alguns pontos positivos do autismo, como o ato incomum de perceber detalhes, habilidade visual muito aguçada, franqueza nas palavras, bússola moral forte e hiperfoco, e pontos negativos, como crises e os comportamentos diante de outras pessoas. Gustavo explicou também que uma a cada 36 pessoas são autistas, e, desse número, 04 são meninos.

O autismo não tem cura, porém, ao realizar o diagnóstico na fase inicial é importante fazer o acompanhamento com um profissional. Crianças têm a chance de aprenderem e terem desenvolvimentos mais rápidos.

Os pais presentes no encontro tiveram a oportunidade de falar sobre o convívio com seus filhos e opinar sobre ideias e maneiras de auxiliar as crianças além do suporte necessário para os pais e os cuidadores.

Estiveram presentes a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Miliane Souza, a subsecretária Fernanda Maria Areas Amorim Montoni, o prefeito Romário Batista Vieira, os vereadores Emerson da Silva Santos e Emmanuel Garcia de Amorim, a assistente social do CREAS Natália Hubner, a psicóloga do CREAS Rovena Eduarda de Oliveira Garcia, a coordenadora do programa Criança Feliz Karla Cristina e a coordenadora do CREAS Maria Luiza. 

Fonte: Prefeitura de Iúna

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/