Morre Ledil Tiengo, ex-vice-prefeito de Iúna

Morre Ledil Tiengo, ex-vice-prefeito de Iúna

José Uledir foi vítima de um mal súbito na tarde desta quarta-feira

Faleceu na tarde desta quarta-feira (06), o empresário e ex-vice-prefeito de Iúna, José Uledir Tiengo, 75 anos. Ele foi vítima de mal súbito nas proximidades do Restaurante Peixe & Cia, por volta das 17 horas. Foi levado as pressas para a Santa Casa de Iúna, mas chegou sem vida.

"Ledil", como era conhecido, foi vice-prefeito no mandato passado, entusiasta da política e do progresso da cidade. Era humanitário. Professava a religião Católica, participava de todos os eventos para os quais era convidado, ia a todos os velórios e fazia questão de participar de todos os debates sobre questões do desenvolvimento do município. Era viúvo e deixa três filhas.

Biografia
"José Uledir Tiengo, popularmente conhecido por Ledil Tiengo, nasceu em 1948. Natural de Iúna, município onde escolheu para viver e constituir família, era filho de Geliadete Maria Tiengo e José Tiengo, conhecido por Juca do Faninho.

Casou-se em 1973 com Alzira Rodrigues Tiengo, com quem tem 3 filhas: Luciana, Janaína e Kellimar. 



Foi comerciante por 38 anos, proprietário da loja Comercial Tiengo Materiais de Construção, período em que pôde fazer parte diretamente do desenvolvimento da cidade e testemunhou a realização do sonho da casa própria de muitas pessoas.

Por fim, Ledil já não era mais comerciante, mas, como cafeicultor, continuava gerando emprego e contribuindo com o desenvolvimento do município.

Pessoa ativa e sempre atuante, teve seu nome cogitado, várias vezes, para assumir cargos importantes na administração pública.
Nas eleições municipais de 1992, candidatou-se a vereador pelo PSDB e se tornou o primeiro suplente.

Ledil sempre esteve envolvido com a política municipal, apoiando nomes importantes de âmbito municipal e estadual. Em 2016, já filiado ao PL, foi eleito vice-prefeito compondo a chapa com Coronel Weliton (PV).



Sempre envolvido em projetos sociais, participou ativamente da fundação da Santa Casa de Iúna, inclusive, como membro da primeira diretoria. Católico devoto, participava do movimento PLC (Peregrinação dos Leigos Cristãos) e, profundamente interessado nos assuntos relacionados à história da Igreja Católica, visitou a Capela de São Pedro, no Vaticano. A visita incluiu uma audiência junto ao Papa João Paulo II.

Em uma de suas peregrinações, visitou a tumba onde Jesus Cristo teria sido sepultado, na Basílica do Santo Sepulcro, antiga cidade de Jerusalém. Nesta mesma viagem, conheceu, também, o Muro das Lamentações.

Em outra oportunidade, no ano de 1996, fez parte de uma delegação brasileira que visitou a cidade de Castelluccio Superiore, na Itália, representando o município de Iúna, sua cidade irmã.

Em 2003, recebeu da Câmara Municipal de Iúna o título de Cidadão Iunense Presente pelos relevantes serviços prestados ao município.

Profundamente grato a todas as pessoas de Iúna e região, por tanto apoio e companheirismo, Ledil Tiengo se dizia realizado: "vivi muito além que meus pais e sei que minhas filhas e netos vão muito além de mim."

Texto retirado e adaptado da Revista Comemorativa dos 35 Anos do Jornal A Notícia.


A Prefeitura Municipal de Iúna decretou luto oficial por três dias, em razão do inestimável legado deixado por Ledil, em especial pela contribuição para o município. Confira a seguir:


 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/