MunizFolia resgata Carnaval da Cidade Amizade

MunizFolia resgata Carnaval da Cidade Amizade

Em Muniz Freire, a Prefeitura e a comunidade se uniram e preparam um Carnaval como há muitos anos não se via na cidade 

O MunizFolia 2023, como agora se chama o Carnaval de Muniz Freire, terminou na noite dessa terça-feira (21), da mesma forma que começou, com muita alegria, famílias nas ruas e população satisfeita com uma média de público de seis mil pessoas por dia. Durante os cinco dias de festa, nenhuma ocorrência policial foi registrada, fazendo justiça ao codinome do Município, conhecido como Cidade Amizade.

"Nosso propósito, quando sentamos com representantes da sociedade para discutir como seria a festa, era resgatar a alegria e a autoestima da nossa população. Muniz Freire sofreu muito nos últimos anos, em todos os sentidos, e merecia um bom Carnaval, como foi o nosso MunizFolia. A Prefeitura fez a sua parte e a comunidade também, o que resultou na festa linda que todos nós vimos", destacou o prefeito Dito Silva, que mostrou ter samba no pé ao participar do desfile da Escola de Samba Deixa Falar.

A folia começou na sexta-feira (17), com baile a fantasia aberto para o público. No espírito da festa e com fantasias que surpreenderam pela originalidade, os foliões entraram madrugada a dentro ao somo de muita marchinha.

No sábado, a programação organizada pela Prefeitura de Muniz Freire começou ainda à tarde, com a atração nacional Beto Cauê, foi um show que fez a galera sair do chão ao som de antigos hits do cantor e outras músicas conhecidas e que caíram no gosto popular. À noite, mais dois shows garantiram a animação da população, com as apresentações das bandas Amizade do Samba e Abadart.

No domingo, a praça Divino Espirito Santo que se transformou na Praça da Folia, também lotou. Além de arrastão com os blocos de rua, teve apresentação de marchinha e shows com as bandas UAU e Ke Swuing Bom. 



Bloco do Xixi

Além dos shows diários, os blocos de rua também ajudaram a animar o Muniz Folia. Marcaram presença a galera do Cabaré, Canto do Rio Bloco do Báulio e o Bloco do Xixi, que, neste Carnaval, completou 37 anos. E quem merece o mérito por ter mantido a tradição viva é Henrique Côgo de Aguiar, de 60, mais conhecido como "Tilica".

O Bloco do Xixi saiu nos quatro dias de folia, arrastando mais e mais crianças e pais. E, no último dia teve distribuição de balas, sorteio de brindes e a distribuição de três mil picolés para a garotada. "Faço essa festa para as nossas crianças. Me sinto vivo quando estou à frente do bloco animando a turma e fazendo brincadeiras. Este ano, conseguimos voltar com força total, graças ao apoio da administração Municipal", destacou Tilica.

Quem participou da festa só fez elogios. "Nunca vi um Carnaval assim, a praça decorada toda decorada, crianças brincando e a gente podendo curtir sem preocupação nenhuma. A organização do MunizFolia está de parabéns", destacou a estudante Ana Karla, que veio de Vitória curtir o MunizFolia a convite de amigos.

Mas não foram só os foliões que aprovaram o MunizFolia 2023, para os comerciantes locais, a festa serviu para faturar. Dono de uma cervejaria artesanal, Cristiano Areias foi um dos que comemoram as vendas. "O Carnaval deste ano foi um dos mais lindos e animados que já. Apostamos no evento, participamos todos os dias e vendemos muito bem". Disse Criatiano Areias.
E foi esse Carnaval para a família que a Prefeitura fez questão de resgatar, como destaca o secretário de Desporto, Cultura e turismo, Mário Spadetti. "Pensamos uma festa inclusiva e que resgatasse as tradições de nosso Município. Já fomos referência em Carnaval e outras festas na Região do Caparaó, e nossa intenção é trazer esse título de volta para Muniz Freire", declarou Mário Spadetti.
Fonte: Pref. de Muniz Freire.

Segunda do Samba

A segunda-feira de Carnaval foi marcada pelo retorno da Escola de Samba Deixa Falar, que não desfilava há mais de 10 anos.
Com fantasias feitas aqui e outras trazidas do Carnaval de Vitória, o pessoal entrou na pista com muita disposição e todo mundo cantando o samba enredo, que destacou as belezas de Muniz Freire e seus antigos Carnavais. A Escola surpreendeu a todos com uma ala homenageado "seu" Bráulio e sua famosa bicicleta enfeitada, que tomava conta da Praça Divino Espírito Santo. Destaque também para a ala das baianas, representada pelos grupos da Terceira Idade do Município, e para a bateria, que ensaiou bastante e garantiu o ritmo do desfile. Depois do desfile da escola, mais shows no palco montado na Praça da Folia com as bandas Art Samba e Auge.

Último dia

Na terça, a programação organizada pela Secretaria de Desporto, Cultura e Turismo começou mais cedo, com desfile do Bloco do Xixi, apresentação de marchinha e dois shows no palco. Mesmo sendo o último dia de folia, as bandas KS10 e Tomaê não deixaram ninguém desanimar e o pessoal curtiu até a meia-noite, como programado.
"Com a orientação do prefeito Dito, preparamos esse festa aconteceu sem nenhum problema. Nossa Defesa Civil estava a postos todos os dias, colocamos segurança particular e contamos com a parceria da Polícia Militar que não registou nenhuma ocorrência durante os cinco dias de festa que preparamos. Estou muito feliz com o resultado e, tenho certeza, que nossa população também. Nossa gente nosso maior patrimônio e é para ele que todos nós da gestão, estamos trabalhando", finalizou o secretário de Desporto, Cultura e Turismo, Mário Spadetti.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/