Parque Estadual Cachoeira da Fumaça realiza Curso de Condutores Ambientais

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça realiza Curso de Condutores Ambientais

A formação visa a capacitar pessoas para atuar prestando serviço de condução ambiental nas trilhas do Parque e em outras áreas naturais protegidas

O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, localizado nos municípios de Alegre e Ibitirama, está realizando o Curso de Condutores Ambientais. A formação visa a capacitar pessoas para atuar prestando serviço de condução ambiental nas trilhas do Parque e em outras áreas naturais protegidas.

O curso começou na última semana e vai ter duração de seis meses, com 14 encontros durante o período, totalizando 100 horas de capacitação. Ao todo, são 20 participantes. "A capacitação é uma oportunidade de geração de renda para os participantes, já que o ecoturismo é uma atividade crescente em todo o Estado e, cada vez mais, demanda serviços especializados", destacou Leoni Contaifer, gestor do parque.

Após a capacitação, os novos condutores vão poder se cadastrar para atuar no parque e também poderão prestar serviços em outras unidades de conservação estaduais e áreas naturais. "Para isso, basta que realizem complementações sobre os locais de interesse, conforme solicitado pelas respectivas administrações", explicou Leoni Contaifer.

O conteúdo do curso segue a instrução normatiza nº 007/2017, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que estabelece normas e procedimentos para a prestação de serviços de visitação e turismo realizados por condutores ambientais locais, nas Unidades de Conservação do Estado do Espírito Santo.

A iniciativa é fruto de uma condicionante ambiental, que cobriu os custos do curso, como a contratação de coordenador/articulador, transporte e alimentação dos participantes. "Com isso, o curso também é um canal de geração de renda para moradores do entorno e empresas locais, envolvidos na prestação de serviços durante sua duração", completou o gestor do parque.

A aula inaugural, realizada no último sábado (30), contou com a presença e apresentação das empresas parceiras, além de conteúdos sobre a Unidade de Conservação e Instrumentos Legais de Gestão do Meio Ambiente.



Fonte: Governo ES

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 15 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado