Programa Mais Peixes: Prefeitura de Muniz Freire promove palestra sobre melhoria genética na produção de tilápias

Programa Mais Peixes: Prefeitura de Muniz Freire promove palestra sobre melhoria genética na produção de tilápias

De acordo com a Prefeitura de Muniz Freire, o programa de incentivo à piscicultura começou com 25 inscritos e hoje já conta com 60 interessados 
Seguindo firme no Programa Municipal de Piscicultura, o Mais Peixes, a Prefeitura de Muniz Freire, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, realizou, na noite dessa segunda-feira (17), uma palestra sobre as perspectivas da tilapicultura na região e no Brasil.

O evento aconteceu no auditório do Sindicato Municipal dos Servidores Públicos e reuniu cerca de 40 pessoas entre piscicultores, representantes da Cresol, Sicoob, Sonhagro, além da equipe da Prefeitura.

Em sua palestra, o engenheiro de aquicultura e gerente da regional norte da Aquagenetics, Jefferson Carlos Silva Alves, falou sobre a importância dos piscicultores estarem sempre em busca da melhor genética para a produção de tilápias e apresentou alguns números sobre a produção de peixes de cultivo no Brasil e no Espírito Santo.

Segundo ele, em 2022, foram produzidos 860.355.000 em cativeiro, para um mercado de 214.300.000 pessoas. O que dá uma média de consumo em torno de 4kg por pessoa, o que é muito pouco. Já no Estado, foram produzidos 18.000.000 kg de pescado para uma população de 3.833.468 pessoas. "Trata-se de um mercado em franca expansão. Está faltando peixe tanto no mercado interno quanto para exportação. E, com as novas genéticas que estão chegando o ciclo de criação para despesca pode ser reduzido para algo em torno de três a quatro meses, possibilitando duas despescas por ano", afirmou Jefferson Alves.

Para o médico veterinário e coordenador do Mais Peixes, Christian Garcia, o modelo do programa desenvolvido em Muniz Freire já se tornou referência. "Estamos participando de vários eventos e encontros sobre piscicultura e, todos querem saber como conseguimos avançar tanto e em tão pouco tempo e levar para suas cidades".

Para o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Renato Bueno, a resposta é simples. O sucesso do Mais Peixes se deve ao total apoio e incentivo da gestão, ao trabalho da equipe da Secretaria e aos produtores, que acreditaram no projeto. "Começamos com 25 inscritos e, já temos mais de 60 interessados em aderir ao Mais Peixes. Foi uma construção conjunta e bem pensada. Começamos com a criação, reativamos a filetadora e, agora, já estamos buscando parceria para a reabertura da Estação de Alevinagem de Itaici", destacou Renato Bueno.

Também participaram do evento o secretário de Desporto, Cultura e Turismo, Mário Spadetti, o chefe de gabinete, Elmo Rocha; o vereador Edmar Pereira Chaves (Guri). 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/