Reunião debate reajuste para servidores de Iúna que deve ficar em 4,6%

Reunião debate reajuste para servidores de Iúna que deve ficar em 4,6%

Prefeitura, Câmara Municipal e Sindicato dos Servidores discutiram sobre a possibilidade de um reajuste maior do que o percentual apresentado pelo município 

Foto Marcos Freire

Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (15), na Prefeitura de Iúna, serviu para discutir o reajuste dos servidores municipais apresentado pela administração. A discussão girou em torno do índice fixado no projeto, do município, enviado à Câmara Municipal de 4,6%. O percentual, segundo a Prefeitura, foi baseado no índice do IPCA acumulado nos últimos 12 meses, considerando a variação de janeiro.

No entanto, o percentual apresentado não satisfez a direção do Sindicato dos Servidores Públicos de Iúna e Irupi (Sindspii) e nem de alguns vereadores. Por isso, a reunião foi marcada para debater o assunto, contando com a presença do prefeito Romário Vieira, acompanhado de secretários, e do presidente da Câmara, vereador Adimilson de Souza – Flora, e os vereadores Emmanuel Garcia, Paulo Leocádio, Jonathan Bonfante, Emerson da Silva Santos, Valci de Paula Montoni, Matheus Fonseca e Geovan Furtado.

O presidente do Sindspii, Valtair Montoni, também estava presente, junto com outros membros representantes da organização. Ele questionou sobre como o município chegou ao percentual apresentado, conforme informações passadas depois da reunião que não pode ser acompanhada pela imprensa.

Já o presidente da Câmara, vereador Admilson Flora, colocou que a vontade dos vereadores era de um reajuste maior. "Gostaríamos que o percentual seja o dobro do que foi apresentado", afirmou antes da reunião.

Contudo, diante do que foi apresentado pela Prefeitura, os vereadores presentes, conforme as informações repassadas, colocaram que são favoráveis ao que esteja de acordo com a legislação. Mas tentando buscar alternativa que chegue ao reajuste máximo possível para os servidores.

Entretanto, de acordo com a Procuradoria Municipal, a legislação veda qualquer tipo de vantagem aos servidores em ano eleitoral, sendo possível apenas ser revista a perda inflacionária. Por isso, foi apresentado esse índice de 4,6%, sendo utilizado o IPCA, por ser aquele que apresenta o maior percentual, conforme informado pela Prefeitura.

Durante as conversas, o prefeito Romário Vieira destacou o esforço que a administração tem feito, até aqui, para a atender as demandas das categorias, principalmente, as de nível mais baixo (I, II, III e IV). "Os índices dados sempre foram acima da inflação, em anos anteriores, mas este ano, por ser eleitoral, existe uma questão de legalidade", ressaltou, se referindo à informação apresentada pela Procuradoria.

Antes da reunião, o presidente do Sindspii, Valtair Montoni, disse que acreditava na possibilidade do município conceder um reajuste bem maior. No entanto, diante do quadro apresentado pela Prefeitura, afirmou que vai convocar uma assembleia dos servidores para discutir o assunto. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/