Secretaria de Educação de Muniz Freire divulga finalistas da etapa municipal do Programa Concurso Agrinho

Secretaria de Educação de Muniz Freire divulga finalistas da etapa municipal do Programa Concurso Agrinho

Todos os 21 projetos inscritos foram analisados por uma banca examinadora externa formada pelos profissionais Adriana da Silva Morgado, Márcio de Souza Bolzan e Marco Aurélio Garcia Cortez 

 A Secretaria Municipal de Educação realizou, na tarde dessa terça-feira (12), a apresentação de resultados do Programa Concurso Agrinho, desenvolvido em oito escolas da Rede Municipal de Educação em parceria com o Senar-ES e Sindicato Rural de Muniz Freire. Foram homenageados alunos, professores e pedagogos das escolas que participaram do programa e divulgados os finalistas do município que irão participar da final estadual, marcada para o dia 10 de novembro, em Vitória.

O Programa Agrinho acontece nas salas de aula e proporciona aos alunos e educadores uma reflexão sobre o desenvolvimento sustentável e informações sobre Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo e Ética e Cidadania, contribuindo para a formação dos cidadãos.

De acordo com a secretária de Educação, Julia da Matta, o tema central deste ano: "Criando conexões, fortalecendo o Agro!", veio ao encontro do atual momento do município, já que todo o trabalho da atual gestão tem foco no desenvolvimento do empreendedorismo e do associativismo. "A maioria dos nossos alunos é do campo. Então, conseguimos trabalhar com a realidade deles e mostrando que eles não precisam ir para os grandes centros para garantir uma vida digna e financeiramente confortável. Nosso objetivo é abrir caminhos e oferecer novos pontos de vistas aos estudantes da rede", destacou a secretária de Educação, Júlia da Matta.

Coordenadora do programa em Muniz Freire, a pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Liliane Pacheco Pires, acompanhou de perto o trabalho desenvolvidos nas oito escolas participantes, este ano. No total, foram 21 projetos inscritos envolvemos mais de mil pessoas entre estudantes, professores e pedagogos. "O programa contribuiu para a formação de uma consciência pautada na cultura da cooperação, fortalecendo o empreendedorismo em conexão com o AGRO. Neste aspecto, deixo nosso agradecimento ao Senar e ao Sindicato Rural pela parceria e pelo apoio. Em relação à etapa estadual, estamos otimistas em relação a Classificação. A participação do nosso município foi fantástica", declarou Liliane.

Para o presidente do Sindicato Rural de Muniz Freire, Ronaldo Pessin, o Agrinho é um programa importante para já começar a trabalhar a agricultura como um negócio de sucesso nas novas gerações. Temos uma forte parceria com o Senar e com o poder público do município e, sendo nossa região essencialmente agrícola, com o Agrinho, em parceria com a Secretaria de Educação, estamos mostrando a nossas crianças e jovens que o futuro não está apenas nos grandes centros. Ele está aqui também, onde vivemos". Afirmou Ronaldo Pessin.

Todos os 21 projetos inscritos foram analisados por uma banca examinadora externa formada pelos profissionais Adriana da Silva Morgado, Márcio de Souza Bolzan e Marco Aurélio Garcia Cortez. 


Resultados

Categoria Desenho
. Educação Infantil – Mariana Poncio da Silva e Isis Pancoto Cuman (EMEF Paulo Fábio Sartore),
. Educação Especial – Miquéias de S. Santos e Lorenzo de Morais Alvas (EMEF Tombos e EMEF Lia Therezinha Merçon Rocha);
. 1º ano do Ensino Fundamental – Miguel Rodrigues Paulúcio e Eduarda Luize Siqueira Oliveira (EMEF Tombos e EPM Cabeceira do Norte);
. 2º ano do Ensino Fundamental – Rayssa de Souza Abreu e Ester Ribeiro Rodrigues (EMEF Tombos e EMEF Santa Joana)
. 3º ano do Ensino Fundamental – Dominik Flora Antunes e Evilly Victória Mares Grigória (EMEF Tombos)

Categorias Produção Textual
. 4º ano do Ensino Fundamental – Karyne Venturim Araújo e Maria Emília Valani Rigo (EMEF Santa Joana e EMEF Lia Therezinha Merçon Rocha);
. 5º ano do Ensino Fundamental – Manuela de Almeida Morgado Pereira e Melissa da Silva Figueiredo (EMEF Maria Áurea Barroso)
. 6º ano do Ensino Fundamental – Eduardo Silva Lemos e Matheus Henrique de Araújo Martins (EMEF Leovergília e EMEF Santa Joana);
. 7º ano do Ensino Fundamental – Giusseppe Rodrigues Guiizzardi e Arthur Braga Arthur (EMEF Santa Joana);
. 8º ano do Ensino Fundamental – Alanda Vitória Antunes e Kyssila André do Carmo (EMEF Tombos e EMEF Santa Joana);
. 9º ano do Ensino Fundamental – Nicolly Dadalto Batista e Dywlly Kelly Vicente dos Santos (EMEF Santa Joana)

Categoria Relato de Experiência Pedagógica/Professor
. Dilzimeres Ávila de Lima - Projeto ECO VIDA
. Jaciara S granci Angelos - Projeto Plantando saberes, colhendo sabores

Categoria relatórios de Atividades do Pedagogo
. Janaína Barbosa (EMEF Tombos)
Categoria Escola
. EMEF Tombos

*As escolas que tiverem professores premiados do 1º ao 10º lugar serão contemplados com um kit multimidia, contendo caixa de som portátil e microfone sem fio. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/