Seminário na Educação apresenta boas práticas nas escolas de Dores

Seminário na Educação apresenta boas práticas nas escolas de Dores

Objetivo do encontro foi valorizar os trabalhos docentes e a disseminação de práticas exitosas  educacionais a partir de recursos e materiais didáticos disponíveis na rede municipal de educação 

Dores do Rio Preto, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 1º de setembro, durante o dia todo, o "I Seminário Municipal de Boas Práticas", intitulado: "Todos pela Aprendizagem". O evento foi realizado no auditório da Escola Municipal Cristina Peixoto do Carmo, com a participação de profissionais da educação de toda a rede municipal: Professores, Pedagogos, Coordenadores Escolares e Diretores.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Carla Vargas de Azevedo, o objetivo do encontro foi valorizar os trabalhos docentes e a disseminação de práticas exitosas educacionais a partir de recursos e materiais didáticos disponíveis na rede municipal de educação e nas escolas. Além das apresentações das escolas, o evento contou também com palestras importantes como a "Importância da Consciência Fonológica no Processo de Aprendizagem", com a palestrante Luciana Farias, de Vila Velha-ES, especializada em Fonoaudiologia e Educação.

O evento contou com a presença do prefeito Cleudenir José de Carvalho Neto "Ninho", os vereadores Nelson Ramos Filho, Bruno Viana Moreira e Gustavo Tavares Oliveira, representantes da SEDU e da Superintendência de Educação e a maioria dos Secretários Municipais

Na parte da tarde, foram apresentadas cinco oficinas pelas escolas municipais. A primeira apresentação foi feita pela Escola Cristina Peixoto do Carmo, com o tema: "A Importância da Música e História na Educação Infantil". A segunda oficina, foi "Recreação", apresentada pelo Centro Municipal de Educação Cléa Martins Galvêas de Oliveira. Em seguida, a Escola de Mundo Novo apresentou o tema "Matematicando". A penúltima apresentação foi da Escola de Pedra Menina, com "Práticas de Produção e Escrita Criativa". Por fim, o grupo da Educação Especial abordou "O Lúdico na Educação Especial".

A Secretária Carla fez vários agradecimentos e prestou homenagem com um minuto de silêncio à professora Virgínia Maria de Oliveira Amaral, falecida no dia 06/08/2023. Falou da alegria de pode reunir em um só lugar as oficinas das boas práticas. "O que é bom não pode ficar guardado, tem que ser compartilhado, por isso esse seminário de boas práticas". Ela ressaltou que o resultado positivo obtido na educação de Dores está atrelado ao bom desempenho dos professores e dos demais profissionais da educação e também pelo investimento que o prefeito Ninho tem feito no setor.

 O representante da Sedu, Ledson Figueiredo, da "Educação em Tempo Integral", parabenizou o município pela atenção especial de todas autoridades pra a educação. Observou os resultados obtidos através dos desafios implementados pela Secretaria de Educação, ressaltando: "É importante a realização desses eventos, de boas práticas, o que vai influenciar o Futuro da população".

Muito motivado, o Prefeito Ninho se diz recuperado dos problemas de saúde que enfrentou. Sobre o foco voltado para a Educação desde o mandato passado, relatou a luta que vem tendo para conseguir uma escola municipal no Distrito de Pedra Menina. Segundo ele, depois de muito empenho, finalmente a obra foi deferida pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar, uma escola com nove salas de aula.

Dentre os investimentos feitos na educação citou alguns, como a reforma da Escola Cléa Martins Galvêas de Oliveira, do Distrito de Pedra Menina. Já a Escola Mundo Novo terá uma reforma, com recurso do advindo de emenda parlamentar do deputado Da Vitória. Ele informou ainda que a Escola Cristina Peixoto do Carmo também terá reforma, um projeto de quase R$ 900.000,00. Esse é um recurso do Funpaes, para construção de mais dez salas de aula.

Outra notícia boa passada pelo prefeito é que graças ao bom desempenho dos professores e alunos, duas escolas do município, Cristina Peixoto e Futuro Brilhante, foram premiadas pelo Governo do Estado por ter tido nota A nas avaliações. As escolas vão receber 70 e 90 mil reais respectivamente.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/