Mulher perde quase 40 mil reais em golpe pelo whatssapp em Jerônimo Monteiro

Mulher perde quase 40 mil reais em golpe pelo whatssapp em Jerônimo Monteiro

Mulher perde quase 40 mil reais em golpe pelo whatssapp em Jerônimo Monteiro

A vítima que mora em Jerônimo Monteiro no sul do estado do Espírito Santo, de 35 anos, compareceu a uma unidade policial para relatar que na última segunda-feira (01) por volta de 11h, recebeu uma mensagem de um número através do whatssapp, pessoa identificada como sendo sua cunhada, que reside na cidade de vitória, o nome e a foto no aplicativo realmente batiam com o perfil de sua parenta, mas o número diferia do contato que já estava salvo em seu telefone, e ela não percebeu.

As mensagens diziam precisar de um dinheiro com certa urgência, a vítima convencida de estar conversando com sua cunhada, fez algumas transferências bancárias via pix, chegando ao total transferido de R$ 38.890,00 (trinta e oito mil oitocentos e noventa) reais.

Após as transferências, ela falou com o número de sua cunhada que estava salvo em seu aparelho, mas não conseguiu.Poucas horas depois, conseguiu falar com a cunhada, perguntou se havia recebido o dinheiro e se estava tudo certo conforme haviam conversado. Sua cunhada disse que não havia feito nenhuma solicitação de dinheiro via whatssapp, e nem se quer falou com ela em dias anteriores. Diante disso, a mulher percebeu que foi vítima de um golpe.

O delegado titular de Jerônimo Monteiro, Marcelo Meurer Ramos alerta, estão cada vez mais comuns estes tipos de golpes através de whatassap.

Os bandidos estão comprando chip de celular e colocando a foto de uma pessoa que eles querem usar para pedir dinheiro. Dessa forma, o bandido entra em contato com familiares e com clientes e diz que está com novo número de telefone. Todos estão sendo alvo desses golpes, é preciso tomar cautela como, por exemplo, fazer uma ligação de vídeo para confirmar quem é a pessoa que está outro lado. Esses bandidos possuem banco de dados com cadastro de várias pessoas por todo o Brasil, através de vazamentos de operações, bem como contas bancárias "laranjas" para recebem o dinheiro das vítimas.

O golpe é consumado quando a vítima não checa a informação. A vítima acredita que realmente naquela foto que está no perfil é da pessoa da família e termina fazendo a transferência.

É importante salientar também que estão ocorrendo com frequência a clonagem do número do whatssap, onde o golpista consegue "roubar" a conta do titular da conta e a partir daí começa a pedir dinheiro os contatos da vítima se passando por esta. Nesses casos para dar maior segurança a conta do whatssapp é recomendado ativar um recurso de segurança onde o usuário poderá fazer a verificação em duas etapas, que é nada mais do que uma senha que é solicitada aos usuários de tempos em tempos.



Fonte: 90.5 FM.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/