Deputado Callegari defende um novo plano habitacional para as comunidades de Pacotuba e Morro do Sal

Deputado Callegari defende um novo plano habitacional para as comunidades de Pacotuba e Morro do Sal

Deputado propõe investimento maciço e parceria entre Estado e município para retirar famílias que estão nas áreas de risco

As fortes chuvas que caíram na região sul do Estado também castigaram o Distrito de Pacotuba em Cachoeiro de Itapemirim e a comunidade do Morro do Sal, em Vargem Alta, que tem mais de mil famílias desalojadas. A situação nesses dois locais é urgente e falta comida e água para população.

Desde sexta-feira (22), o deputado estadual Wellington Callegari, que é natural de Vargem Alta, vem acompanhando e ajudando os atingidos pela força das águas. Na tarde desta segunda-feira (25), o parlamentar gravou um vídeo e propôs um esforço dos municípios e do governo para socorrer as famílias que residem nas diversas áreas de risco de todo Estado.

"Os problemas das enchentes são dilemas históricos que, infelizmente, afligem boa parte da população capixaba. Quem mais sofre são as pessoas que construíram suas casas próximas aos rios. Passou da hora do poder público elaborar um plano habitacional ambicioso, acompanhado de um investimento maciço para que os distritos como Pacotuba e a comunidade do Morro do Sal sejam reconstruídos em áreas seguras e estruturadas. Eu vou propor isso na Assembleia, uma ação urgente e coletiva entre o poder executivo municipal e estadual, juntamente com as instituições de crédito público, com o propósito de redesenhar essas áreas afetadas pelas chuvas ano após ano", destacou Callegari.

Um morador que perdeu todos os seus móveis comentou a proposta: "Olha, isso é esperança para todos nós. O deputado reuniu com a gente, ajudou na distribuição das doações e fez um relatório fotográfico de toda situação. Nós precisamos que o poder público nos ajude, porque às tragédias estão cada vez mais frequentes. É triste perder tudo e recomeçar do zero".

O deputado Callegari, juntamente com um voluntário, o guarda civil municipal de Cachoeiro, Piedade, que disponibilizou um caminhão para auxiliar no transporte dos donativos, anunciaram um novo ponto de coleta para doações: "O nosso amigo Piedade tem sido um guerreiro e não tem medido esforços para ajudar quem mais precisa nesse momento. Agora, temos uma parceria com o Posto Club, que fica na avenida Francisco Lacerda de Aguiar, 360 - Paraíso, Cachoeiro de Itapemirim, que está funcionando como ponto para arrecadar as doações. O povo precisa urgentemente de água e comida, tenho certeza que a força da solidariedade dos capixabas é maior do que qualquer tragédia", concluiu o deputado.

O angustioso balanço das chuvas que castigaram os municípios do sul do Estado aponta que 17 pessoas morreram, 5,2 mil pessoas permanecem desalojadas em casas de amigos e parentes e 255 famílias estão desabrigadas, porque perderam suas casas e foram encaminhados para os abrigos públicos. 

Fonte: Assessoria

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/