Deputados discutem indicação para vaga no Tribunal de Contas do Estado

Deputados discutem indicação para vaga no Tribunal de Contas do Estado

Vaga deve ser preenchida por meio de indicação feita pela Assembleia Legislativa até esta segunda-feira (4)  

Foto Arquivo

Deputados, bancadas partidárias e a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) têm até as 10 horas da próxima segunda-feira (4) para indicar nome de candidata ou candidato para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). A nova nomeação é feita por meio de indicação do Poder Legislativo e vai preencher a vaga deixada, no início do ano, com a aposentadoria do conselheiro Sérgio Manoel Borges. 

Em nota à imprensa, o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (Podemos), disse estar "honrado em conduzir a Assembleia Legislativa neste processo tão importante para o futuro do TCE-ES e para a manutenção do equilíbrio nas contas públicas do nosso Estado". Ele destaca o diálogo com representantes de diversas instituições, poderes e, especialmente, com os pares. "(...) durante o período de diálogo, busquei o consenso para que não haja ruptura dentro do nosso Parlamento, sempre em busca de um nome que agregue, tenha capacidade de observar e julgar as contas nos tempos atuais, com responsabilidade, transparência, lisura e sensibilidade durante toda sua jornada, comprometido com a defesa dos princípios publicistas", diz a nota. 

Presidente da Ales, deputado estadual Marcelo Santos (Foto Ellen Campanharo.

Já em sessão extraordinária híbrida nesta quarta-feira (28), deputados se manifestaram sobre a eleição para a vaga de conselheiro aberta no TCE-ES e até estranharam a demora para a realização do pleito. Hudson Leal (Republicanos) pediu reflexão, por parte dos colegas, uma vez que o cargo será preenchido por meio de indicação feita pelo Legislativo. "Temos bons nomes aqui", afirmou.

Competência exclusiva

Ele destacou que a Ales tinha três ex-deputados no Tribunal, dos quatro que devem ser escolhidos pelo Legislativo, mas, com a aposentadoria de Sérgio Borges (ex-parlamentar), esse número caiu para dois (os ex-deputados Rodrigo Chamoun e Rodrigo Coelho). O inciso XIX do artigo 56, da Constituição do Estado, descreve que é competência exclusiva da Ales escolher quatro dos membros da Corte de Contas.

Hudson Leal também pontuou que o presidente Marcelo Santos (Podemos) foi preterido duas vezes, para a vaga, assim como o colega de plenário Dary Pagung (PSB), uma vez. "Não é de confronto a nenhum poder, é de nós ocuparmos o espaço que é dessa Casa de Lei", defendeu.

Outros deputados se manifestaram sobre o tema. Sergio Meneguelli (Republicanos) considerou estranha a demora para a eleição e fez um apelo para que o pleito seja realizado assim que possível. E Janete de Sá (PSB) considerou ser importante escolher uma pessoa capacitada para o cargo a fim de manter o TCE no "caminho certo".

Requisitos de habilitação

De acordo com o edital publicado em edição extraordinária do Diário do Poder Legislativo (DPL) desta quarta-feira (28) – que, inclusive, estipula o prazo, as indicações deverão ser protocoladas pelo sistema Ales Digital, da Assembleia Legislativa. Elas devem estar instruídas com prova dos requisitos de habilitação previstos na Constituição do Estado.

O candidato deve ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade; possuir idoneidade moral e reputação ilibada. Também necessita ter notórios conhecimentos jurídicos, ou contábeis, ou econômicos e financeiros ou de administração pública, com mais de 10 anos de exercício de função, ou de cargo público, ou de efetiva atividade profissional nas áreas referidas.

Conforme o edital, a análise da documentação será realizada por uma comissão interna de avaliação, constituída por representantes dos seguintes setores da Ales: Procuradoria Geral, Direção Geral, Secretaria da Casa dos Municípios e de Políticas e Ações Inclusivas, Secretaria Geral da Mesa e Diretoria de Relações Institucionais.

Ne eleição, a votação será secreta, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Cada deputado terá direito a um voto. Para ser eleito, o candidato deve obter a maioria dos votos. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/