Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados entre o eleitorado capixaba

Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados entre o eleitorado capixaba

Pesquisa foi realizada pelo Instituto Ipopes entre os dias 19 a 23 de agosto 

Fotos: Ricardo Stuckert/PT - José Dias/PR.

A pesquisa do Instituto Ipopes, realizada entre os dias 19 a 23 de agosto, com 1.260 eleitores de 36 cidades capixabas, mostra que o cenário da eleição presidencial no Espírito Santo ainda é incerto. Na pesquisa estimulada, quando uma lista é passada para os entrevistados escolherem, os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão tecnicamente empatados com 39.68% e 38.1%, respectivamente.

Indecisos representam 8.89% e brancos ou nulos são 5.48% dos entrevistados. O candidato do PDT, Ciro Gomes, obteve 5.16% da preferência. Os outros nove candidatos estão tecnicamente empatados, com menos de 1% das intenções de votos. Deles, apenas Roberto Jefferson (PTB) não recebeu declaração de voto.

 

Na pesquisa espontânea, quando uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta, indecisos sobem para 17.86%. Do total, 36.98% dos entrevistados declararam espontaneamente que pretendem votar em Jair Bolsonaro, enquanto 35.56% votariam em Lula. Nulos e brancos são 5.56% e Ciro Gomes cai para 2.86%. Assim como na estimulada, os demais candidatos não pontuam acima do 1%.

Além de liderarem as intenções de votos, Bolsonaro e Lula também lideram os percentuais de rejeição junto ao eleitorado. Na pesquisa estimulada, Bolsonaro lidera um pouco acima da margem de erro, se comparado a Lula. O atual presidente pontuou 40.16% dos entrevistados que dizem não votar nele de "jeito nenhum". Por sua vez, o ex-presidente Lula figurou com 36.67% de rejeição. Indecisos somam 14.37% e brancos e nulos, 4.76%. O pedetista Ciro Gomes marca 2.22% de rejeição do eleitorado capixaba. Os demais candidatos pontuaram abaixo de 1%.


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
A pesquisa eleitoral foi contratada por um grupo de imprensa capixaba junto ao instituto Ipopes. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) com o número de identificação 02056/2022, a pesquisa foi realizada entre os dias 19 a 23 de agosto. Foram 1.260 entrevistas distribuídas por 36 cidades de Norte a Sul do Espírito Santo.

A metodologia de pesquisa levou em consideração amostras de proporcionalidades habitacionais e ponderações quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; o intervalo de confiança é de 95% e margem de erro estimada é de 2,76% pontos percentuais para mais ou para menos.

Os veículos de comunicação partícipes são: A Notícia (Iúna), Tribuna do Cricaré (São Mateus), Hoje Notícias (São Gabriel da Palha), Correio do Estado (Linhares), Espírito Santo de Fato (Cachoeiro de Itapemirim), Tempo Novo (Serra) e A Notícia (Nova Venécia).

Da mesma forma, a pesquisa será publicada nos seguintes portais de notícias: portal A Notícia (Iúna), aquinotícias.com e jornalfato.com.br (ambos de Cachoeiro de Itapemirim), ES1.com.br (São Gabriel da Palha), portaltemponovo.com.br (Serra), portal redenoticia.es (Nova Venécia), site CE Notícias (Linhares) e TC Online (São Mateus).

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 09 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/