Prefeitos iniciam movimento para unir os 28 municípios do sul capixaba

Prefeitos iniciam movimento para unir os 28 municípios do sul capixaba

Prefeitos iniciam movimento para unir os 28 municípios do sul capixaba

Nasce no sul do Estado do Espírito Santo um forte movimento para agrupamento dos prefeitos dos 28 municípios. Preocupados com a destinação dos nove bilhões de reais anunciados recentemente pelo governador Renato Casagrande, os prefeitos entendem que a força política do Norte e da Grande Vitória pode abocanhar quase a totalidade do bolo se não houver união dos municípios sulinos. A primeira reunião aconteceu no litoral através do prefeito Tininho, depois em Iconha. Ontem, foi em Divino de São Lourenço.

Nessa segunda reunião, no município de Divino de São Lourenço, houve a participação de dez municípios. A preocupação geral é com o trabalho isolado de cada prefeito. Cada um, com o pires na mão pedindo socorro ao governo. A totalidade dos presentes entendem que se estiver os vinte e oito prefeitos juntos com uma agenda de prioridades de cada município, a chance de todos serem atendidos é bem maior.

Sob a supervisão do prefeito Gedson Paulino, do município de Iconha, foi aberta a reunião de ontem, falando do propósito dos prefeitos envolvidos, salientando que esse movimento não é partidário e nem político, ele tem a intenção apenas de reivindicar recursos para os municípios do sul.

Gedson ressalta que não adianta criticar os benefícios que são destinados ao Norte, "O que precisamos é ter benefícios para o Sul". Ele reafirmou que defende o nome Casagrande para Governador, então, o que defende é a organização de todos os prefeitos para poder cobrar.

O prefeito de Iconha avalia que há 60 anos, nossa economia era a mais forte e o Norte era a mais pobre. Hoje isso se inverteu através dos benefícios da Sudene. O que precisa fazer agora é unir em busca de desenvolvimento para o Sul, criando um modelo de benefícios equivalente à Sudene. E, segundo ele, o primeiro passo é unir os 28 municípios com um só propósito.

Os prefeitos de São José de Calçado, Antônio Coimbra de Almeida (Cuíca) e o de Bom Jesus do Norte, Antônio Galhano, foram uníssonos nas suas palavras. "Precisamos criar uma agenda de trabalho para discutir vários pontos. Devido à distância, as necessidades do ABC – Apiacá, Bom Jesus e Calçado são diferentes dos demais lugares. O transbordo do lixo, por exemplo é um caso sério para nós".

O prefeito Cleudenir José de Carvalho Neto (Ninho), presidente do Consórcio Intermunicipal do Caparaó, disse que já pediu uma agenda com o governador para o dia 12. "Essa reunião seria para os membros do consórcio, mas se tiver mais prefeitos querendo participar da reunião, quanto mais representantes de municípios presentes, mais força teremos para reivindicar".

Ninho lamentou a falta de desempenho da equipe do governador Renato Casagrande. "Ele é um governador maravilhoso, sou apaixonado pela maneira dele tratar os prefeitos, de administrar o Estado. O problema é que quando depende dos Secretários, os projetos agarram. Espero que, com a chegada do ex-prefeito de Viana Gilson Daniel ao governo, as coisas possam andar mais rápidas".

Após a primeira reunião de ontem, os prefeitos listaram as prioridades de cada município, para apresentar em breve ao governador. A próxima reunião vai acontecer em Marataízes em data a ser definida. Eleardo, anfitrião e organizador da reunião de ontem, espera que na próxima o número de prefeitos presentes seja ainda maior.

Estiveram presentes os seguintes prefeitos: Gedson Paulino – Iconha, Cuíca – São José do Calçado, Toninho Gualhano – Bom Jesus do Norte, Nirrô – Alegre, Jauhar – Alegre, Ninho – Dores do Rio Preto, Elieser Rabelo – Vargem Alta, Tininho – Marataízes, Eleardo – Divino de São Lourenço – Célio – vice-prefeito de Ibitirama.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/