Proprietários de terras dentro do parque nacional do Caparaó pedem a conversão de suas áreas para a zona de amortecimento

Proprietários de terras dentro do parque nacional do Caparaó pedem a conversão de suas áreas para a zona de amortecimento

O pedido de conversão desses proprietários para a Zona de Amortecimento, tem como objetivo resolver a situação das famílias residentes, respeitando o meio ambiente e sem causar dano algum ao parque

Proprietários de terras dentro do Parque Nacional do Caparaó tanto do lado mineiro e capixaba reivindicam pedindo a conversão de suas propriedades a zona de amortecimento.

Zona de Amortecimento (ZA), também chamada "Zona Tampão, é uma área estabelecida ao redor de uma unidade de conservação visando filtrar os impactos negativos das atividades que ocorrem fora dela, como: ruídos, poluição, espécies invasoras e avanço da ocupação humana.

No dia 21 de junho, foi protocolado junto ao Parque Nacional do Caparaó um pedido para que a estas áreas das aproximadamente, entorno de 400 propriedades/famílias que estão dentro do parque, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, sejam convertidas para a Zona de Amortecimento do seu entorno, cujo início da discussão se deu em 16 de março através do Fórum Pró Caparaó.

"Eu fiz o pedido em nome de todos, mas deve cada proprietário que concorde com a conversão, assinar um documento individual declarando que a aceita." disse uma das proprietárias

O Parque Nacional do Caparaó foi criado em 24 de maio de 1961 pelo decreto federal nº 50.646, assinado então pelo presidente Jânio Quadros e abriga o terceiro pico mais alto do país, o Pico da Bandeira.

O Parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e possui 31.800 hectares de área.

O pedido de conversão desses proprietários para a Zona de Amortecimento, tem como objetivo resolver a situação dessas famílias, respeitando o meio ambiente e sem causar dano algum ao parque.

Quem é proprietário e também deseja fazer parte desta reivindicação para conversão da sua propriedade para a Zona de Amortecimento, deve entrar em contato pelo WhatsApp (27) 98135-8133, identificando ser um proprietário com área no parque.


Fonte: 905 FM

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 15 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado