Selo Verde em Dores: SEMMA reúne empreendedores em Oficina para definir critérios do Projeto Ambiental

Selo Verde em Dores: SEMMA reúne empreendedores em Oficina para definir critérios do Projeto Ambiental

Critérios foram apresentados e discutidos para definir o Projeto Selo Verde, que torna o estabelecimento sustentável

Na tarde de terça-feira (25), a SEMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e a Secretaria de Planejamento de Dores do Rio Preto, juntamente com empreendedores da região, realizou a Oficina para Definição de Critérios para o Projeto Selo Verde que é destinado aos empreendedores e comerciantes do município. A reunião aconteceu no Centro Multiuso de Pedra Menina. 

A Oficina é o segundo passo para a definição do Projeto que visa à certificação ambiental e reconhecimento público como Empresa Verde e Sustentável, com classificação variando entre 1 a 5 estrelas, dependendo da quantidade de requisitos atendidos.

Foram avaliados cinco eixos temáticos: Energia, Água, Resíduos, Mobilidade e Consumo. Dentro desses eixos foi apresentada grande variedade de requisitos os quais deverão ser cumpridos pelos empresários e empreendedores para conseguir uma melhor avaliação. Para ser certificado o empreendimento deverá atingir pelo menos 50 pontos/1 estrela; 70 pontos/2 estrelas; 80 pontos/3 estrelas; 90 pontos/4 estrelas; 100 pontos/5 estrelas. 

Dentre os diversos requisitos apresentados, está proteção de nascentes de água, campanha de conscientização de consumo de energia, água e resíduos, apresentação de avaliação das instalações elétricas, reutilização da água da chuva, tratamento devido do esgoto, conservação do patrimônio paisagístico e plantio de árvores, sensor de luz, implantação de composteira e separação correta de resíduos, ter estacionamento compatível, comunicação interna com os clientes com informações precisas e objetivas sobre o estabelecimento, acessibilidade interna do empreendimento, participação e parceria do comércio local, além de órgãos municipais, entre outros. Para o próximo passo, os itens abordados serão avaliados e adquiridos no Projeto, podendo ainda serem feitas mudanças. 

O empreendedor interessado deverá requerer sua participação por meio de requerimento no setor de protocolo da Prefeitura Municipal, em formulário próprio. Se dará início a formalização do processo e então será necessário a vistoria por uma equipe multidisciplinar a ser nomeada para tal. Essa etapa não deverá exceder 45 dias, deverá ser realizado um diagnóstico ambiental, através de uma avaliação com critérios baseados em eixos do tema meio ambiente.

A aquisição do Selo Verde serve para o consumidor como ferramenta de avaliação do produto ou do serviço, o que garante que o produto tenha normas mínimas de segurança e qualidade. A certificação de empreendimentos sustentáveis proporciona credibilidade nacional e internacional não apenas para o empreendimento certificado, mas a região, cidade, Estado e até mesmo o País. A certificação é um cartão de visita de organização e qualidade de produto ou serviço.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.anoticiadocaparao.com.br/